Águas Canarana amplia capacidade de abastecimento com inauguração de novo poço

CANARANA – Com 20 mil habitantes, o município de Canarana ganha, neste mês em que completa 38 anos de fundação, uma importante obra no setor de saneamento básico: um novo poço profundo. Com capacidade de produzir 100 mil litros de água por hora, o poço construído no canteiro central da Avenida Goiás representa um marco no abastecimento de água da cidade, possibilitando fornecimento em regime contínuo, mesmo durante a estiagem.

“Mais do que aumentar a produção de água, a entrada em operação dessa unidade traz mais segurança operacional ao sistema de abastecimento de Canarana. A cidade, que conta com um poço profundo desde 2017, registra uma significativa evolução nos sistemas de saneamento básico, trazendo mais saúde e qualidade de vida à população”, declara o diretor operacional da Águas Canarana, André Silva.

Com pouco mais de 300 metros de profundidade, o investimento no novo poço profundo foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão. O sistema de abastecimento do poço conta, também, com uma bomba de 125cv e a instalação de uma adutora, responsável por transportar a água até a ETA. A fim de assegurar a qualidade no abastecimento, antes de chegar às unidades consumidoras, a água passa por um processo de desinfecção e fluoretação, obedecendo às normativas do Ministério da Saúde.

A inauguração do novo poço profundo, na tarde de quarta-feira (27 de fevereiro), beneficia diretamente a população urbana. “A Iguá Saneamento prioriza o desenvolvimento sustentável em cada município onde atua. Por isso, investimentos como esse são tão significativos na operação. Em uma visão panorâmica, o novo poço deve ampliar a capacidade produtiva em 49,12%, proporcionando mais uma fonte hídrica à disposição da concessionária”, afirma o diretor-geral da Águas Canarana, Luiz Fernando Fabbriani.

O sistema de abastecimento no município passa a contar uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e dois poços profundos, com isso a concessionária estima a produção diária de aproximadamente 5 milhões de litros. Com a entrada em operação do segundo poço profundo, a produção diária de água em Canarana ganha, além de uma nova fonte de captação, auxilio no abastecimento em épocas de estiagem, quando o consumo de água aumenta. Dentre os benefícios provenientes dos investimentos no sistema de abastecimento de água, pode-se pontuar um ganho operacional e aumento na performance diária.

“A entrega dessa obra não só beneficia a população, mas valoriza a cidade. Seguindo essa linha de dedicação continuamos atuando, em parceria com a concessionária visando entregas que melhorem a qualidade de vida da comunidade”, declarou o prefeito de Canarana, Fabio Marcos de Faria, durante solenidade de inauguração.

Sobre a Águas Canarana

A Águas Canarana assumiu a concessão de água e esgoto do município em 2017. O alcance de nossa prestação de serviços nos coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento no Brasil. A Águas Canarana faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.