Aluna de origem simples é destaque na língua portuguesa

Canarana – A aluna Jhovanna Gabriely Miranda Duarte, do 5º ano do Ensino Fundamental, estudante da EMEB Progresso, foi destaque na língua portuguesa por duas vezes em Canarana.

A jovem, de origem humilde, teve uma infância marcada por problemas familiares e por isso foi levada para morar na Casa da Criança aqui do município, porém as raízes simples não impediram que a estudante de apenas 11 anos fosse classificada para a etapa estadual da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A Olimpíada teve como tema “O Lugar Onde Vivo”, que proporciona aos estudantes uma reflexão sobre sua própria realidade. Jhovanna concorreu o estadual com o poema “Meu Lar é Assim”, mas infelizmente não foi selecionada para as próximas etapas que acontecerão nos próximos meses.

No concurso participam professores da rede pública e seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas seguintes categorias: Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

No mês de agosto a jovem foi campeã municipal na Premiação Campo Limpo, evento este que é realizado anualmente pela Ardava, associação responsável pelo recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Vale do Araguaia. O evento tem como intuito premiar estudantes das esferas estadual, municipal e privada. O projeto teve como parceria a empresa Dupont. Os alunos e professores receberam como premiação vales compras nas lojas: Mundo dos Plásticos e O Boticário. Jhovanna foi a campeã na categoria redação.

Confira os vencedores do Campo Limpo categoria redação

1º lugar Jhovanna G.M. Duarte EMEB Progresso

2º lugar Fernanda Faveto Escola Jesus Maria Jose

3º lugar Rayssa B. Araújo EMEB Pioneiros de Canarana 

Confira os vencedores do Campo Limpo categoria desenho

1º lugar Luana de Souza EMEB Monteiro Lobato

2º lugar Pedro Henrique Fiorentim EMEB Elídio Corbari

3º lugar Luani Lima Barbosa EMEB Serra Dourada.

Michel Fasolo – JOP