Arlindo Cancian faz resumo das ações do Sindicato Rural

CANARANA – O presidente do Sindicato Rural de Canarana (SRC), Arlindo Cancian, fez um balanço das principais ações realizadas pela entidade nos últimos meses. Ele fica à frente do SRC até setembro de 2018, quando um novo produtor terá de assumir o posto. “Procuramos usar da melhor maneira possível o recurso em benefício do produtor. Não ganhamos nada para estar aqui, mas como produtor assumimos o compromisso juntamente com toda a diretoria, para fazer o melhor possível”, iniciou sua fala em entrevista ao J. O Pioneiro.

FETAHB

Uma das principais reivindicações dos produtores de Mato Grosso hoje, é com relação ao Fethab, para que o recuso do imposto estadual arrecadado dos produtores, seja investido para a finalidade pelo qual foi criado: estradas. Conforme Arlindo Cancian, as entidades que representam o agropecuarista se reuniram com o governador do Estado Pedro Taques e cobraram sobre o Fethab ser depositado em conta específica. “Eu cobrei sobre o recapeamento da MT-326, asfalto e pontes na MT-020 e restauração na Estrada do Calcário. O governo usou 200 milhões de reais para outras finalidades. Ficou acordado até o final do ano o governo devolver esse dinheiro e no ano que vem o que for arrecadado ir direto para conta única. Quero crer que esse recurso será aplicado em logística”, disse.

SENAR

O Senar é mantido com arrecadação que sai dos produtores e a entidade reverte em benefícios para toda população. Em Canarana, neste ano, além de vários cursos, o Senar trouxe o CineSenar, Mutirão Rural e mais recente foi fechada uma parceria com a Apae e o Rancho Rafaely para um repasse mensal de três mil reais com o objetivo de ampliar a oferta de aulas de Equoterapia para alunos especiais. “Também conseguimos um Núcleo Avançado de Capacitação, um local para cursos, com sala, cozinha, que será construído no ano que vem no Parque de Exposições Cidade Jardim. São trabalhos que vão acontecendo”, falou o presidente.

ESTRADAS

Nestes dias, representantes do Sindicato Rural pretendem se reunir com o prefeito Fábio Faria e o secretário de Obras Vilson Biguelini, para conversar sobre a situação das estradas de chão e pontes no município, prevendo sanar problemas que não comprometam o escoamento da safra. O Sindicato Rural de Canarana foi o primeiro do estado a realizar estradeiros municipais para verificar as condições das vias em Canarana. “Queremos que os produtores participem [reunião com o prefeito] e façam o que acham de necessário de reivindicação para termos o mínimo possível de transtorno na colheita da soja”, falou Cancian.

AVALIAÇÃO

Arlindo Cancian ainda citou outras ações importantes e fez uma avaliação dos trabalhos. “Temos feito várias ações, como o Outubro Rosa. Gostaria de convidar o produtor a vir ver o que foi feito em todo esse tempo, como a reforma no prédio da entidade. Não temos dívida, mas dinheiro em caixa. Estou tranquilo, satisfeito com o andamento e a diretoria, com sentimento de dever cumprido. Esperamos continuar trabalhando e na eleição do ano que vem esperamos que alguém assuma essa responsabilidade para tocar da melhor maneira possível o Sindicato para nosso produtor”, finalizou.