CAB diz que fará novo poço artesiano no mês de setembro

CANARANA – A CAB Canarana (Companhia Ambiental de Abastecimento de Água de Canarana), iniciou no último dia 15, o processo de racionamento de água, que consistiu em dividir a cidade em dois setores, tendo a Avenida Rio Grande do Sul como divisor: Setor Sul, para todos os consumidores que residem nos bairros: Sol Nascente, Nova Canarana, Jardim Europa, Parque de Exposições, União, Setor Sul Industrial e demais. Setor Norte: bairros Sete de Setembro, Jardim Tropical I e II, Jardim Bela Vista, Alvorada, Flamboyant, Morada do Sol e demais. Segundo as informações fornecidas pelo gerente operacional da Empresa CAB Canarana João Oinaski, o racionamento será da seguinte forma: começou na segunda-feira (15) abastecendo o setor Norte; seguindo na terça-feira (16) o Setor Sul, e assim sucessivamente intercalando um dia para cada setor. Segundo ele, este sistema de rodízio deverá permanecer até o final do período da seca, por motivo da escassez de água no rio Tanguro. Perguntado pela reportagem sobre que medidas a empresa estaria adotando para solucionar o problema de abastecimento de água, João disse que já foram feitos estudos técnicos para a perfuração de um posso artesiano dentro do pátio da empresa, com uma profundidade aproximada de 300 metros e que deverá ser iniciado somente no mês de setembro. A falta de água tem gerado muitas reclamações entre os moradores da cidade. A Acecan (Associação Comercial e Empresarial de Canarana), formalizou nesta semana uma denúncia junto ao Ministério Público de Canarana.

A empresa soltou uma nota sobre os investimentos que fará em Canarana. Confira:

CAB investe em Canarana

Implantação de sistema de gestão de abastecimento e nova obra no Centro cidade ditam avanços no saneamento local

Soluções tecnológicas em prol do saneamento. A CAB Canarana investe em um novo e moderno sistema que possibilita acompanhar, em tempo real, toda a quantidade de litros de água tratada produzida e sua distribuição no município. Com a nova ferramenta, a companhia reafirma seu compromisso com a comunidade, da prestação de serviço de qualidade à população à conscientização para o uso sustentável da água.

O Sistema de Controle do Abastecimento de Água – SiCAB – monitora por meio de dados computadorizados os níveis de água nos reservatórios e a pressão exercida pela água nas tubulações da rede de abastecimento. Com isso, o sistema permite à companhia um controle ainda mais preciso dos processos diretamente envolvidos no abastecimento de água na cidade: captação, produção (tratamento) e distribuição.

“A implantação do SiCAB é um marco para o saneamento de Canarana. Ele nos permite identificar eventuais problemas de abastecimento com mais precisão, conferindo mais agilidade às ações técnicas da concessionária. Com essa nova ferramenta, a CAB Canarana e a CAB Mato Grosso reafirmam o compromisso de investir continuamente, por mais avanços no saneamento em vários municípios mato-grossenses”, destaca Luis Afonso Bazzo, diretor da CAB Mato Grosso.

Aliado que se torna ainda mais importante no período da estiagem, o sistema não substitui o engajamento da população quanto ao consumo consciente da água.  No período de seca, Canarana registra um aumento médio da ordem de 20% no consumo de água. Diante do fenômeno sazonal no hábito dos consumidores, a empresa responsável pelo abastecimento de água alerta para adoção de hábitos sustentáveis no dia a dia.

O coordenador da companhia no município, João Possani, adverte que, embora ocorra a alta no consumo com a intensificação da seca e calor, o volume de produção permanece o mesmo, e pode até mesmo haver redução, conforme o nível dos rios. “A realização de intervenção técnica neste período de estiagem é necessária para manter o abastecimento em níveis adequados. Contamos com o apoio da população nessa grande campanha de conscientização do uso da água. Em nome da CAB Canarana, agradeço a todas as famílias que já estão nos auxiliando e orientando os filhos, os vizinhos, os amigos. Esse engajamento é muito importante para Canarana”.

Nova obra – Paralelo ao reforço de gestão do abastecimento garantido com a chegada do SiCAB a Canarana, a concessionária de serviços de saneamento também empreenderá obras de perfuração de poço profundo no Centro da cidade, com o intuito de ampliar a oferta de água à população. Detalhes técnicos e ambientais do projeto estão sendo finalizados. O investimento, de cerca de R$ 200 mil, já está assegurado. Benefício garantido a favor da população local.

Momentaneamente, técnicos da CAB Canarana concentram esforços para a regularização do abastecimento em pontos críticos da cidade: bairros Jardim União, Jardim Vitória e Nova Canarana. Campanhas de conscientização estão sendo fortalecidas junto às diversas comunidades, com mensagens propagadas em veículos de comunicação, carros de som e distribuição de panfletos.

“Não estamos poupando esforços para o melhor atendimento à população. São ações efetivas em diferentes frentes, considerando o SiCAB, a perfuração do poço e orientações às famílias de Canarana. Mostra de nosso compromisso com o município”, pontua João Possani.

Assessoria com Dirceu Luiz