Como encontrar informações em tempo real sobre trânsito com o Google Maps

Brasil Econômico

Google domina mercado de aplicativos de navegação; Waze tira usuários do trânsito e foi comprado pela empresa em 2013
Reprodução

Google domina mercado de aplicativos de navegação; Waze tira usuários do trânsito e foi comprado pela empresa em 2013

O aplicativo Google Maps é um dos serviços de localização mais populares na internet. A plataforma exibe informações detalhadas sobre locais de interesse dos usuários e oferece sugestões de rotas com diversos meios de transporte, como ônibus, carro, bicicleta ou a pé. No caso dos veículos motorizados, a ferramenta apresenta dados em tempo real sobre o trânsito na região.

+ Como usar Google Maps sem conexão de internet

O Google Maps também exibe uma estimativa para a situação do trânsito em determinados momentos do dia. Recentemente, a plataforma passou a exibir informações, não apenas sobre o congestionamento no trajeto, mas também sobre o estado de ruas ao redor. O objetivo é manter a concorrência com aplicativos como o Waze, que atraem os usuários por conta de seu caráter colaborativo.

Para habilitar as informações sobre o congestionamento na cidade por meio do aplicativo para dispositivos móveis, basta abrir o menu lateral e selecionar a opção “Trânsito” no aplicativo para celulares e tablets. A ferramenta passa a destacar linhas sobre as principais avenidas para indicar os locais com tráfego rápido (verde), moderado (amarelo) e lento (vermelho). O recurso também pode ser habilitado no computador por meio do menu do Google Maps ? os três traços horizontais no campo da busca.

O serviço oferece outros tipos de filtros sobre os mapas. O usuário pode exibir informações sobre transporte público, ciclovias e relevo da região. Para melhorar a experiência, o aplicativo para dispositivos móveis oferece ao usuário a opção de incluir um atalho na tela inicial para ser usado durante uma viagem de carro. O programa passa a funcionar como um verdadeiro GPS e utilizar uma visão 3D com informações detalhadas. A funcionalidade mostra ainda as diferenças de outras opções de caminho, exibindo na tela o tempo que seria gasto a mais pelo usuário.

O aplicativo permite ainda acessar os mapas mesmo sem acesso à internet. A plataforma utiliza o download de conteúdos com antecedência para oferecer o recurso. Para definir o que será baixado, o aplicativo localiza uma área de interesse do usuário e realiza o download.

Waze foca no social

Comprado pelo Google em 2013, o Waze é um dos principais aplicativos de navegação para celulares. A plataforma ajuda motoristas a escolherem o melhor caminho com base em informações compartilhadas pelos próprios usuários, que são responsáveis por enviar informações sobre o trânsito, alertas em vias públicas e manter os mapas sempre atualizados. O aplicativo está disponível para download gratuito para smartphones Android e iOS e se mantém por meio de anúncios exibidos enquanto o motorista percorre o mapa.