Confira como foi a Sessão Solene do Projeto Vereadores Mirins

CANARANA – A Sessão Solene do Projeto Vereadores Mirins foi um sucesso. A mesma foi realizada no dia 17 de dezembro passado no CTG Pioneiros do Centro Oeste, com a presença de cerca de 300 pessoas entre alunos, professores e pais.

O projeto é de autoria do vereador Ederson Porsch (Soni) com apoio dos demais legisladores. Ele tem a finalidade de incentivar e motivar os alunos do 1º ao 5º ano de todas as escolas de Canarana, a se inteirarem sobre o trabalho e as funções do Poder Legislativo do Município.

Em visitas que antecederam à Sessão Solene, mais 2.000 alunos de 13 escolas visitaram a Cãmara Municipal. No evento no CTG, cada uma das 12 escolas teve um aluno como vereador mirim. Estes, fizeram uso da tribuna e fizeram reivindicações ao prefeito Fábio Faria.

Entre as reivindicações, os alunos pediram: construção de um canil, mais creches, melhorar a sinalização de trânsito, asfaltar as ruas do bairro Morada do Sol, diversos pedidos para melhorar a infraestrutura das escolas, construção de novas praças, casa de apoio para andarilhos e moradores de rua, vinda de uma escola militar, entre outros.

Presente no evento, o Dr. Darwin de Souza Pontes, juiz de Canarana, em seu discurso, mencionou algo interessante, de que alunos das escolas públicas pediram melhorias na infraestrutura em suas unidades, o que não aconteceu por parte de alunos das escolas particulares, o que demonstra a desigualdade entre ambas. Porém, o juiz disse que o cobertor é curto e cabe aos gestores elencar prioridades. Se há questões que dependem do poder público, como melhorar a infraestrutura de uma escola, outras cabem à comunidade escolar, como criar um código de conduto para os alunos dentro de sala de aula e criar ações de conscientização sobre determinados temas, como drogas.

O prefeito Fábio Faria disse que foi muito importante as indicações feitas pelos alunos, assim como era importante mostrar o que está sendo feito e o que será feito. Seguindo a linha do juiz, o prefeito falou que tem ações que dependem dos pais e professores na educação dos filhos e alunos. Nas que dependem do poder público, ele disse que educação é prioridade em seu governo e que uma equipe fará uma vista em todas as escolas para elencar as prioridades do que foi indicado. Também informou que existem dois projetos cadastrados no Governo Federal requerendo recursos para construção de duas novas escolas municipais em Canarana com 16 salas cada, que poderão substituir as atuais unidades, as quais possuem uma estrutura velha.

Autor da ideia, o vereador Soni disse que o projeto é fazer com que as crianças de hoje se tornem os líderes no amanhã. “Vimos a alegria no rosto das crianças e a satisfação em poderem fazer os pedidos em prol de sua escola e de toda comunidade”, falou.

Os vereadores mirins foram os seguintes:

– Abrendalli Carmo Lima representando a Escola Estadual Norberto Schwantes;

– Cecília Vitória de Jesus Santos representando a EMEB Progresso;

– Carla Giovani Andrade Costa representando a EMEB Viriato Correa;

– Daniel Mariano Araújo representando a EMEB Coronel Vanick;

– Fernando Aparecido Ribeiro Pardini representando a EMEB Monteiro Lobato;

– Flávia Bianca Silva Zenaro representando a EMEB Serra Dourada;

– Geovana Boufleur Goldoni representando a EMEB Elídio Corbari;

– Isabela Tonelli Horbach representado o Colégio Jesus Maria José;

– Joshua Presotto Arruda Pereira representando a EMEB Pioneiros de Canarana;

– Renan Schweihert Dias representando o Colégio Portal do Xingu;

– Thabyta Lima de Jesus Oliveira representando a Escola Estadual 31 de Março;

– Yasmim Gomes Evangelista representando a EMEB Nova Era.