Cuiabá empata e consegue acesso à Série B do Brasileirão

Dourado abriu vantagem de 2 a 0, mas permitiu o empate; mesmo assim obteve classificação

Agora o Cuiabá vai jogar a semifinal da Série C, já com vaga na B

O Cuiabá Esporte Clube conseguiu um feito histórico para o futebol mato-grossense, na noite desta segunda-feira (27), no Acre.

Podendo perder por até um gol de diferença, o Dourado arrancou um empate em 2 a 2 com o Atlético Acreano, na Arena da Floresta, em Rio Branco, e conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Antes, joga a semifinal da Série C, em dois jogos que podem valer o direito de disputar a final do campeonato.

O jogo, que parecia tranquilo com o Cuiabá abrindo 2 a 0, quase complica no final. O time local reagiu e conseguiu o empate, transformando o embate em um drama em seus minutos finais.

Todos os gols foram marcados no segundo tempo. Alexandre Egea aos 3 e Bruno Sávio aos 28 anotaram para o Cuiabá. Rafael Barros descontou aos 38. E Diego empatou aos 41.

Nos minutos de acréscimo da partida, o Atlético ainda teve duas chances para virar o jogo, mas não conseguiu. Mesmo que tomasse o terceiro, o Cuiabá conseguiria se classificar, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 0, na Arena Pantanal.

O Cuiabá conquistou o feito com justiça. Desde o primeiro tempo o time soube controlar o adversário, não permitindo que o gol de Victor fosse ameaçado nos 45 minutos iniciais.

E o Atlético só conseguiu marcar quando o Cuiabá tirou o pé do acelarador, já com a vantagem de 2 a 0 na etapa final.

História

É a primeira vez que um time de Cuiabá consegue jogar a segunda divisão do futebol nacional, desde que o Campeonato Brasileiro foi dividido em quatro séries, no início dos anos 2000.

Somente o Luverdense em Mato Grosso havia conseguido o feito. Entre 2014 e 2017, o time de Lucas do Rio Verde se manteve na Série B. Atualmente está na C.

O Cuiabá Esporte Clube foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Gaúcho.

Atualmente clube é presidido pelos irmãos Dresch, proprietários da Drebor Borrachas, uma indústria localizada em Cuiabá, que adquiriram as ações do clube-empresa vendidas por Gaúcho.

Nestes 17 anos de história, o Cuiabá ganhou oito títulos estaduais. Entre 2013 e 2015, foi tricampeão estadual. Em 2015, foi campeão a Copa Verde, competição que lhe abriu as portas para jogar a Copa Sul-Americana.