Dia 12 de setembro registrou maior temperatura do ano em Canarana

CANARANA –  Nossa cidade registrou na tarde de ontem, quarta-feira, 12, a maior temperatura do ano. No centro da cidade, o relógio do Sicredi marcou 40 °C por volta das 14h00. A maior temperatura registrada pela estação do 9º Distrito de Meteorologia do Inmet, localizado na Fazenda talismã, a 9 km da cidade, foi de 39,8 °C.

Uma postagem no Facebook de Rafael Govari, de uma foto da temperatura registrada pelo relógio do Sicredi junto com outra foto ‘fake’ de ovos fritos no asfalto, brincava que um caminhão de ovos tinha tombado em Canarana e fritado na hora por conta da temperatura. Foram mais de 100 compartilhamentos na publicação e muitos comentários, porque, afinal, estava muito quente.

Com relação a umidade relativa do ar, no dia 12 ela chegou a ser de apenas 19%, conforme dados da estação do 9º Distrito de Meteorologia do Inmet. A Organização Mundial de Saúde (OMS), estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana, gerando complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e sangramento no nariz, entre outros. Conforme a OMS, menos de 20% significa estado de alerta e deve se evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas. Melhor trocar o dia pela noite no batente.

Já em Água Boa, conforme a Rádio Interativa, a temperatura no centro da cidade no dia 12 chegou a incríveis 41,1 °C, registrado pela Estação Meteorológica Impac instalada nos estúdios da emissora. Já a estação do 9º Distrito de Meteorologia do Inmet localizada no Rancho 17, registrou quase 39 graus. A umidade do ar chegou a estar na casa dos 10% na cidade vizinha.