Dia de Campo no PA Suya mostra que é possível sobreviver em apenas 12 hectares

CANARANA – Produtores da agricultura familiar participaram no dia 17 de abril, no Sítio Novo Sabor, que fica no PA Suya, do segundo Dia de Campo organizado pela Empaer. O evento teve a parceria dos proprietários Carlos e Adegmar, Prefeitura Municipal, Sicredi, supermercados e outros.

Conforme Gildomar Avrella da Empaer (Gil), além de informações técnicas como tecnologia de plantio, qualidade de muda e controle de erva daninha, nesta edição foi mostrado para os participantes o retorno financeiro para o agricultor familiar na implantação da cultura da mandioca em sua propriedade. “Nosso objetivo é produzir em escala, com custo baixo e qualidade”, disse.

No Sítio Novo Sabor, sede do evento, o forte é a cultura da mandioca. Um dos donos da propriedade é Carlos. Ele contou que no último ano ele e o seu sócio Adegmar tiraram mais de R$ 100 mil em renda bruta da propriedade, a maior parte de farinha de mandioca. Cada lote no PA Suya tem apenas 12 hectares.

Gil disse que a partir do trabalho realizado pela Empaer junto aos agricultores, tem feito com que muitas famílias não abandonassem seus lotes no assentamento. “O Eduardo [agricultor do lote vizinho ao Sítio Novo Sabor], no ano passado participou do Dia de Campo e percebeu que, se não houvesse uma estruturação, ele teria que abandonar a propriedade”, contou Gil. Dos 79 lotes do PA Suya, atualmente 40 famílias continuam em suas propriedades.

Presente no evento, o prefeito Fábio Faria colocou a administração à disposição no apoio aos agricultores do assentamento. Nas próximas semanas deve entrar em funcionamento o abatedor de frango no PA Suya, que beneficiará a criação dos assentados e terá parte de sua produção adquirida para a merenda escolar municipal.

Os participantes do Dia de Campo também receberam informações sobre produção de leite, criação de frango semi caipira, produção de banana, apicultura (mel), aproveitamento de produtos, além de informações sobre acesso a crédito com colaboradores do Sicredi.