Empaer reinaugura instalações reformadas

CANARANA – A EMPAER (Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural), que está localizada na rua Miraguaí 77, centro de Canarana, foi instalada no atual endereço no ano de 1981 e tem como foco a atividade de assessoria e pesquisa para agricultura e pecuária.

Com o passar dos anos a estrutura física da EMPAER começou a dar sinais de que uma completa reforma seria necessária realizar ou a reconstrução da mesma. Porém, com a falta de recursos do Governo Estadual, o qual mantém a estrutura da entidade em todo o estado, fez com que o prédio chegasse ao ponto de ser interditado.

Porém, a equipe formada por quatro valentes e apaixonados pela profissão: Marina Bier (agente administrativo); Ataíde Garcia de Carvalho Júnior (engenheiro agrônomo); Gildomar Avrella (expansionista rural) e Waldemiro Flores Marcolan (extensionista rural); tiveram a inciativa de realizar esta reforma com recursos próprios dos servidores e apoio da Prefeitura Municipal.

Na manhã de quinta-feira (11), aconteceu a cerimônia de reinauguração da estrutura predial, totalmente reformada, que contou com a presença de autoridades locais, do coordenador da EMPAER Regional de Barra do Garças – Valdir Alves Rocha, representantes da entidade de Querência e Água Boa, e do presidente da EMPAER – Cândido Rosa Júnior, que apresentou um breve histórico sobre a estrutura da entidade a nível de estado.

“A entidade passa por uma reviravolta onde vem buscando melhores tecnologias para auxiliar a agricultura familiar, visando o fortalecimento e a fixação das famílias no campo, dando a elas mais oportunidades de comercializar os seus produtos dentro dos programas sociais do governo federal”, disse Cândido Rosa.

A EMPAER de Canarana vem trabalhando com experimentos em variedades de plantas, leguminosas e hortaliças, visando melhorar a qualidade genética e, através de dias de campo, apresenta a população interessada os materiais cultivados e os avanços conquistados.

Gildomar (Gil) destacou com muita emoção que a equipe segue ainda mais fortalecida e animada, e agora com uma grande expectativa de que o novo Governo do Estado venha a investir mais na entidade viabilizando pesquisas e assistência técnica. Gil disse ainda que a unidade de Canarana está de portas abertas de segunda a sexta-feira, no horário das 7:00 às 13:30, atendendo a toda a população que necessitar de alguma orientação técnica ou materiais que a mesma dispuser.