Empresários de Canarana participam de seminário sobre empreendedorismo

CANARANA – Os empresários e potenciais empreendedores do município de Canarana estão recebendo um apoio importante para aprimorar e expandir os negócios locais. A contribuição vem do Seminário Empretec, realizado de 6 a 11 de maio, com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que já capacitou cerca de 250 mil pessoas em todo o país.

Desde 1993, a realização do Empretec é feita pelo Sebrae, que é a instituição certificada para executar as capacitações no país. A finalidade do projeto é desafiar os participantes, por meio de atividades práticas e cientificamente fundamentadas, para que desenvolvam o comportamento empreendedor, proporcionando a identificação de novas oportunidades de negócios. “Nesta turma, temos 21 empreendedores preparados e capacitados para lidar com o dia a dia de empresário, calculando os riscos, definindo novas estratégias e com mais foco no cliente. Eles sairão mais preparados, mais otimistas, empregando mais e expandindo os seus negócios”, explica o analista técnico do Sebrae, Zoander de Queiroz Silva.

Os empresários Cristiane Seiko e João Nestor Mayer foram os escolhidos para facilitar o curso e utilizaram os seis dias para dividir um pouco de suas experiências com os participantes, bem como trabalhar temas de grande relevância do mercado empreendedor nacional. “Essa é uma oportunidade ímpar na vida do participante, para que ele reveja seus comportamentos, tenha a oportunidade de mudá-los e agregar atitudes empreendedores que possam levá-los a ter resultados melhores. É uma mudança não só para a vida empreendedora, mas para a vida dele como um todo. O curso é a oportunidade de realizar essas mudanças definitivas que transformam a vida do participante”, analisa Cristiane.

Durante a carga horária do curso, foram trabalhados temas como busca de oportunidades e iniciativas; persistência; comprometimento; exigência de qualidades eficientes; correr riscos calculados; estabelecimento de metas; exigência de qualidade e eficiência; busca de informações; planejamento e monitoramento sistemático; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

O empresário do setor de comunicação, Rafael Govari, participou do seminário e enfatizou que a metodologia apresentada aos participantes é bastante positiva. “Eu já tive a oportunidade de fazer vários cursos na área de coach, mas o Empretec trouxe uma metodologia que eu nunca tinha visto nestes cursos. É claro que estes cursos não são da área de empreendedorismo, mas todo esse conhecimento que recebi é novo. O Empretec te ensina como aplicar o conhecimento na prática. Eu recomendo para aqueles que queiram inovar, crescer e investir em uma nova área. Este é o curso certo, que vai trazer aquilo que o empreendedor precisa para alcançar esse objetivo”.

Presente no seminário, Ricardo Buzzeto, que opera no setor de materiais de construção, destacou a revolução interna provocada pelo evento, que proporcionou a descoberta de novos potenciais. “Eu aconselho a fazer porque fortalece o empresário da cidade. Com uma visão mais evoluída de negócio, faz com que a cidade evolua. É um diferencial na vida do empreendedor”.

O Empretec

O Empretec é promovido em cerca de 40 países e, no Brasil, já capacitou 11 mil turmas distribuídas pelas 27 unidades da Federação. Por ano, é calculado que 10 mil participantes passam pelo Empretec.