Equipe da Biblioteca Castro Alves recebe lideranças jovens para conhecerem o programa Conecta Biblioteca

CANARANA – Na manhã de quinta-feira (10), na Biblioteca Pública Municipal Castro Alves reuniram-se lideranças de jovens para conhecerem o Projeto Conecta Biblioteca.

Este projeto apoia a equipe a fazer em etapas o novo planejamento e programação das ações da biblioteca. Após a construção da matriz, iniciaram a pesquisa da comunidade com a participação dos jovens. O Objetivo deste encontro foi formar o grupo Conecta de Canarana, essa grande liderança acredita na transformação social através das bibliotecas públicas. A pergunta lançada por todos é: Além de livros, o que você quer encontrar na biblioteca?

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura, Renata Reyes, o programa busca aumentar em 60% o número de usuários, e que pelo menos 1/3 desse público seja formado por jovens de 14 a 29 anos. “A fase inicial consiste em realizar uma pesquisa com a comunidade, voltada para um público que frequenta pouco a biblioteca, e que muitas vezes não tem acesso à internet, não tem acesso a cursos, não tem possibilidades de aprendizagem, de oficinas e cursos”, explica ela.  “A gente faz um chamamento para que os jovens nos ajudem na construção do programa. A pesquisa é para tentar identificar quais são as necessidades de atividades que os usuários percebem e que gostariam que a biblioteca pudesse proporcionar”, completa.

Marcaram presença membros do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Paulo Freire, lideres da Escola Estadual 31 de Março, Líder da Escola Estadual Norberto Schwants, Líder da Igreja católica, líderes do CRAS, Michel Fasolo voluntário do projeto, André Irber Voluntário do projeto, Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas-SEBPMT Bibliotecária Waldinéia Ribeiro de Almeida e coordenadora do Departamento de Cultura Renata Reyes.

O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

A Biblioteca Publica Municipal Castro Alves fica localizada na Rua Miraguaí nº 228, centro.

*Com informações assessoria