Escola 31 de Março desenvolve o Projeto Prinart

CANARANA – Além do projeto Educomunicação, a E. E. 31 de Março executa mais um projeto: o Prinart (Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola).

O professor Fabiano Correa é coordenador do projeto há cinco anos e disse que o objetivo “é proporcionar uma vivência ou aprendizado em atividades que não tem na grade curricular normal e como é interdisciplinar só acrescenta conhecimentos aos alunos participantes”.

O PRINART é desenvolvido no contraturno em que o aluno estuda e oferece oficinas de violão, fanfarra e arte. É necessário, no mínimo, 15 alunos, por turno, para que o projeto seja desenvolvido.

Segundo o professor, cada oficina tem duração de duas horas semanais divididos entre manhã e tarde com um total de trinta horas semanais.

A aluna Vanessa Santos Stret, do 5º ano, participa da Oficina de Arte desde o início deste ano. Ela disse que gosta do projeto “porque faz várias atividades de pintura, a gente aprende a pintar do jeito certo. Também, irei começar a pintar em tela”.

O discente Calebe Cruz Marques, do 6º ano, participa da oficina de Violão desde 2016. Disse que já aprendeu 15 músicas com as aulas ministradas pelo professor Fabiano. O aluno disse que gosta de participar do projeto porque “é uma das atividades extracurriculares e estou aprendendo cada vez mais”. Contou que toca violão há quatro anos.

Outra oficina desenvolvida no projeto Prinart é a Oficina de Fanfarra. A aluna Michelle Alves dos Santos, do 7º ano, toca os instrumentos “prato e surdinho” desde o ano passado. Já participou de eventos na escola e no munícipio, como Dia das Mães, aniversário do município de Canarana, atividade cívica de 7 de setembro e na Caravana da Transformação.

Mais de 150 mil estudantes da rede estadual de ensino se beneficiam com o Projeto Interdisciplinar de Arte na Escola (Prinart), realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) com o objetivo de utilizar a arte para incentivar o estudo, a permanência na escola e, é claro, desenvolver novos talentos.