Federação de Jiu Jitsu realiza o maior evento de sua história

CUIABÁ – O Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso atingiu o maior número de participantes em sua história, e 920 atletas competiram no dia 24 de Junho de 2018, no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, na cidade de Cuiabá (MT), sob organização do Diretor Executivo Paulo César Venâncio. No Absoluto Marron e Preta, uma das categorias dentro do Campeonato, houve a participação de 35 atletas, com a vitória do atleta Daniel Portela da Equipe Coliseum Team (Várzea Grande). No segundo lugar ficou classificado Everton dos Anjos, da Equipe Team Líder (Rondonópolis), e em terceiro lugar Madjer Okade, da Equipe Coliseum Team (Cuiabá).

Foram 57 equipes de 35 cidades de Mato Grosso e outros estados como Rondônia e Goiás. Um grande evento esportivo que abrigou as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Nobres, Alto Garças, Barra do Garças, Guiratinga, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Canarana, Arenápolis, Jaciara, Juscimeira, Alta Floresta, Rondonópolis, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Querência, Água Boa, Juína, Diamantino, Sapezal, Ouro Branco, Comodoro, São José dos Quatro Marcos, Porto Velho (RO), Juína, Pontes de Lacerda, Nova Olímpia, Aragarças (GO) e Barra do Bugres.

Na classificação geral do Infantil ficou: Equipe Campeã Rocha Jiu Jitsu (Cáceres), segundo colocado a Equipe Zenith (Sapezal, Cuiabá) e em terceiro colocado Team Líder (Rondonópolis). Na classificação geral Adulto a Equipe Campeã foi a Coliseum Team (Várzea Grande, Diamantino, Cuiabá, Tangará da Serra e Rondonópolis), em segundo lugar a Equipe Zenith (Sapezal e Cuiabá) e em terceiro Team Líder (Rondonópolis).

O professor Gil de Oliveira, Presidente da FJJE-MT, diz que os campeonatos dão visibilidade ao Jiu-jitsu perante a sociedade, conquistando respeito e apoio tanto da administração pública quanto do meio empresarial, da imprensa e das famílias dos atletas que confiam não apenas nas conquistas de medalhas e troféus, mas principalmente na formação de caráter desses jovens preparando-os para serem cidadãos de bem, na formação de uma sociedade mais justa e assim, Gil agradece o importante apoio da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, através da Secretária Marioneide Angélica Kliemaschewsk.

Segundo o Diretor Executivo da FJJE-MT, professor Paulo César Venâncio, o deputado Max Russi garantiu apoio para as etapas promovidas pela entidade que conquistou recentemente o título de campeão brasileiro pela primeira vez. “O deputado Max Russi garantiu, através de emenda parlamentar, apoio para as cinco etapas estaduais, os ônibus que transportaram a equipe Mato Grosso para o Brasileiro e agora para o mundial. Os campeonatos servem para que os atletas também aprendam a ter domínio próprio e não troquem sua conduta moral por classificações, onde o mérito maior deve ser o de aprender novos conhecimentos, a respeitar o adversário na vitória ou na derrota, respeitar o árbitro sabendo que muitos deles ainda estão em processo de formação como os próprios atletas também estão”, comenta Venâncio que desenvolve um trabalho há 35 anos no estado de Mato Grosso.