Ferrovia FICO deve sair do papel em 2019, diz Nilson Leitão

CUIABÁ – Em entrevista ao jornalista Ezio Garcia, do site Sintonia News e da Rádio Rezende FM, o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) disse acreditar que os projetos de construção da FICO (Ferrovia de Integração do Centro Oeste) e da Ferrogrão devem sair do papel em 2019.

O otimismo do deputado deve-se ao fato de que, segundo ele, em estudo do Ministério dos Transportes e divulgado na última semana, dentre aos dez projetos de ferrovias lançados no Estado, apenas os dois foram considerados viáveis e passíveis de receberem investimentos.

Segundo o deputado, interesse de investidores nos projetos existem e já foram oficialmente declarados, no caso dos chineses: “Essa é a boa notícia: que ambas foram consideradas viáveis, factíveis e já podem receber investimentos. Existem os chineses, os Emirados Árabes e outros investidores estrangeiros interessados. Sem depender de promessa de governo, apenas pelo que se tem às mãos e pelas mudanças na legislação de pagamento das concessões, eu estou otimista de que ambos os projetos saiam do papel a partir de 2019”, disse.

A Ferrovia de Integração do Centro Oeste sai de Campinorte-GO e entra em Mato Grosso por Cocalinho, passando por Água Boa, Canarana, chegando em Lucas do Rio Verde na BR-163, onde se conecta com a Ferrovia Norte Sul, indo até a Bahia. Está orçada em R$ 6.11 bilhões e possui 1.641 km de extensão, sendo 1.300 km em solo mato-grossense.