Grupo Bike Gloss inspira e incentiva mulheres a pedalar

CANARANA – Quero iniciar nossa conversa, te perguntando: o que te inspira? Temos certeza que várias serão as respostas, e todas válidas, afinal, inspiração é motor que propulsiona as pessoas a querer mais e ter entusiasmo no seu dia-a-dia.

Ultimamente, temos visto muitas pessoas inspiradas pela bicicleta. Pessoas de todas as idades, buscando na “bike” vários motivos: saúde, alegria, lazer, companheirismo, etc. Particularmente gostaríamos de citar, um público novo, que anda dominando as cenas do cotidiano, desfilando em suas bicicletas emponderadas de determinação e disciplina: as mulheres. Não que os homens não tenham os mesmos sentimentos em relação a este esporte tão viciante, porém, sempre foi muito mais comum encontrarmos homens pedalando.

Virou mania nacional. Uma mania muito boa, que inspira e estimula novas e novas mulheres, e proporciona saúde e bem-estar. Além disso, vale citar aqui os benefícios deste esporte: controle do peso, previne doenças cardiovasculares, previne o diabetes tipo2, auxilia na recuperação óssea e artrite, melhora o tônus muscular, melhora a disposição pois libera estaminas no corpo, dentre tantos outros benefícios.

Aqui em Canarana, também não poderia ser diferente. A um ano, um grupo de mulheres se reúnem no WhatsApp para marcar suas pedaladas, trocar informações sobre o esporte, estimular uma a outra. É o Bike Gloss. O grupo foi criado no dia 02 de maio de 2018, pelas ciclistas Gisele Guilherme e Andreia Bazzei. A idéia surgiu entre elas informalmente numa conversa. O objetivo era juntar mulheres para pedalar e incentivar a prática de algum esporte. No início eram entre 5 e 6 mulheres.

Gisele conta que no início tinham algumas metas: “Como nós éramos motivadas em ver os outros pedalando, sentíamos a mesma vontade de pedalar e nós tínhamos a certeza de que quando pedalássemos, nós também iríamos motivar e incentivar outras pessoas, porque isso é contagiante. Brincávamos que nossa meta era em 1 ano, era pedalar até o entroncamento, meta esta cumprida no dia 15 de novembro de 2018, e a cada nova rota, nos motivamos cada vez mais”.

Hoje o grupo conta com a participação de 44 mulheres. Cada uma tem seu objetivo, mas todas são imbuídas pelo prazer que o esporte proporciona. Muitas levam muito a sério esta atividade, participam de desafios, passeios ciclísticos ou competições. E o resultado já está aparecendo.

No final de semana passado (28), muitas participaram do Desafio Fio D’água, um evento que reuniu cerca de 150 ciclistas na cidade vizinha Água Boa. O percurso de 60 km era bastante desafiador, envolvendo pastagem, área de mata, muita elevação e buracos. Mas as mulheres não se intimidaram, cumpriram a prova e ainda trouxeram troféus para nossa cidade. Gisele classificou-se em primeiro lugar na categoria Master Feminina e Pâmela Broeto Medrado em terceiro lugar na categoria Turismo.

O grupo ainda organiza pedaladas coletivas de final de semana, estipulando uma rota conhecida, ou ainda criando novas rotas para estimular ainda mais as mulheres. Além disso, são trocadas informações sobre segurança no trânsito, informações técnicas sobre a bicicleta, equipamentos de segurança (obrigatório às participantes do grupo) e, claro, muita foto das pedaladas, das informações técnicas da pedalada e muito momento de alegria. Foi criado um uniforme oficial, com direito a Bandeira e tudo mais.

Além disso, há ações sociais. No mês de fevereiro, um grupo de mulheres do Bike Gloss doou uma bicicleta nova e equipamentos de segurança para uma criança da cidade, que sempre pedalava, mas sua bicicleta estava bem velhinha.

E desta forma o grupo vai inspirando e incentivando novas mulheres a participar deste esporte. Mostrando que é possível sim se organizar e criar novas possibilidades de lazer e saúde em nossas vidas. No próximo domingo, 05, as integrantes do Bike Gloss estarão participando da 3ª edição do Ecobike Águas do Xingu. E voltando a pergunta inicial: O que te inspira? Quem sabe a bike te ajude a respondê-la.