Inicia em Canarana capacitação da Aprosoja para prevenção de incêndios florestais

CANARANA – Iniciou na manhã desta quarta-feira, 20, no Sindicato Rural de Canarana, a campanha de Prevenção e Preparação para Incêndios Florestais de 2018. A programação se estende até sexta-feira, 22. Participam produtores rurais e sociedade em geral de toda região.

Esta é uma ação da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Prefeitura Municipal e Sindicato Rural, com apoio de toda sociedade. O primeiro munícipio que recebeu a rodada foi Sinop, no início do mês.

A programação é dividida em quatro partes. A primeira é focada na prevenção de incêndios em colheita do milho, onde é apresentado o Procedimento Operacional Padrão (POP). Em seguida, palestra sobre o monitoramento dos incêndios florestais em Mato Grosso.

Na terceira parte os Bombeiros realizam a campanha preventiva na prática, junto às comunidades locais, assentamentos e produtores rurais. A última parte da programação é o curso de formação de brigadista florestal e a campanha preventiva na teoria.

É válido lembrar que a ação do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Emergência Ambiental e da Sema refletiu na criação de brigadas de incêndio em mais de 15 municípios de Mato Grosso, entre eles Canarana. A brigada é uma estratégia criada pelo Governo do Estado para o período proibitivo de queimadas, envolvendo sociedade civil, Estado, município e entidades de classe. No caso de Mato Grosso, a proibição de queimas ocorre de 15 de julho a 15 de setembro.

Corpo de Bombeiros

Canarana receberá neste ano a brigada de incêndio, que atuará durante o período proibitivo, parceria entre vários atores. O próximo passo é implantar em nossa cidade uma brigada mista permanente, assim como está acontecendo em Confresa, para posterior vinda do Corpo de Bombeiros para Canarana.