Lote em chamas é fotografado e proprietário será multado

CANARANA – Um lote em chamas foi fotografado na madrugada da última segunda-feira, 30, no bairro Morada do Sol. Não se sabe se o fogo foi iniciado por terceiros ou pelo dono do lote para fazer a limpeza, mas vizinhos ao local acreditam que foi provocado pelo próprio dono. De qualquer forma, independente de como tenha iniciado, é de responsabilidade do proprietário manter o terreno limpo para não correr o risco de incêndios na época da seca.

Vizinhos tiveram que levantar de madrugada para tentar apagar as chamas, que queimaram fios de telefone e internet. Sem contar a fumaça, que cobriu todo o bairro na manhã seguinte. Dizem os vizinhos que não é a primeira vez que o lote pega fogo e que o dono nunca roçou o terreno.

A denúncia foi feita para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e, conforme o secretário Charles Visconti, nesta manhã de quarta-feira, 01, os fiscais iriam se dirigir até o local para lavrar a multa. Denúncias podem ser feitas na hora ou posterior à queimada através do SAC da Prefeitura, pelo número (66) 9.9212-5008. A prova são as marcas do incêndio.

Multas para incêndios na área urbana e em locais onde são encontradas larvas do mosquito aedes aegypti já vem sendo aplicadas há um tempo. No primeiro semestre deste ano, foi aprovado na Câmara Municipal, projeto que também prevê multa para terreno baldio sujo e ainda cobra pelo serviço quando a Prefeitura terá que fazê-lo.

Neste ano, também foi implementado na cidade a Brigada Mista Municipal, numa parceria entre vários atores. A brigada conta com dois bombeiros militares e três brigadistas, que vão atuar no período da seca no combate a incêndios. Em caso de sinistro, é só ligar no 190 ou (66) 9.8444-2212.