Manejo de nematoides é debatido durante palestra em Canarana

CANARANA – Produtores rurais de Canarana receberam na tarde de quarta-feira, 09, no Sindicato Rural, a palestra “Nematoides: inimigos na agricultura na atualidade”, ministrada pelo nematologista dr. Jaime Maia, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) Jaboticabal, uma realização do Núcleo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) em parceria com o Sindicato Rural.

Nematoides são preocupações dos produtores rurais de Mato Grosso. Estas pragas do solo são parasitas que, se não controladas, podem reduzir grandemente a produtividade da lavoura de soja. De acordo com dados do Circuito Tecnológico Etapa Soja, realizado em 2016, 68,3% do total dos entrevistados disse ter problemas com nematoides, mesmo percentual da região Leste.

Conforme o produtor rural Camilo Ramos, foi uma excelente palestra, onde que a informação é a melhor ferramenta a ser empregada na atividade. Ele ainda parabenizou o Núcleo da Aprosoja que se empenhou na realização do evento. A palestra também foi elogiada pelo presidente do Sindicato Rural, Arlindo Cancian.