Município de Canarana está sem ambulância

CANARANA – O Município de Canarana está sem ambulância para qualquer atendimento desde terça-feira desta semana, 29. Nesta quarta-feira, 30, um acidente por volta do meio dia deixou duas vítimas feridas, que precisaram ser transportadas na carroceria da viatura da Policia Militar até o Hospital Municipal. Conforme profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a falta de ambulância foi comunicada aos responsáveis na noite de terça-feira, alertando para o risco que isso causa. Não demorou muito para acontecer algo que necessitava de um veículo apropriado.

Profissionais da SMS desabafam

Conforme o relato de um profissional da saúde do Município, a SMS tinha três ambulâncias, mas duas estavam paradas há algum tempo. Restou uma ambulância seminova que parou de funcionar no dia 29, deixando Canarana sem veículo apropriado para transportar pacientes. Confira o relato deste profissional: “O município está sem nenhuma ambulância. Nem pra resgatar acidentado e muito menos pra remover ou transferir qualquer paciente para qualquer lugar. Muito sério. Estão brincando. Em um acidente no dia de hoje, os dois acidentados tiveram que ser removidos até o hospital na carroceria da camioneta da polícia”.

Em uma postagem em um grupo de WhatsApp, a técnica da SMS que participou do socorro às vítimas do acidente desta quarta-feira, escreveu o seu desabafo: “Quero deixar aqui minha reclamação sobre um resgate com duas vítimas de acidente de trânsito, por volta de meio dia e trinta, na rotatória próxima da Unidade Mista. Eu e o motorista Reginaldo fomos até o local com a cara e a coragem, aliás, sem coragem melhor dizendo, porque se a polícia não estivesse no local, penso que nem seria bom a gente parar, porque tinha uma multidão de pessoas cobrando ambulância… A gente chegou ao local sem ambulância, sem maca, nem prancha, porque não tinha com que levar. Melhor dizendo, naquele momento o Hospital Municipal não tinha condições alguma de fazer aquele socorro. E digo mais, viatura da polícia teve que deixar de fazer a segurança do local do acidente para ir ao Hospital buscar as pranchas e transportar as vítimas do acidente na carroceria da camionete. Será que a população está totalmente desinformada para fazer cobranças para nós técnicos e o motorista, que mesmo sem condições de trabalho, fomos e fizemos o que tinha em nossas mãos com a ajuda de Deus e da PM? Espero que seja resolvido essa situação o mais rápido possível. Colega nenhum merece ser exposto desta forma”.

Acidente

Um acidente na rotatória das Avs. Mato Grosso e Santa Catarina, por volta das 12:30, envolveu uma carro e uma moto, deixando os dois tripulantes da moto feridos. Ambos foram socorridos para o Hospital Municipal pela viatura da PM e passam por exames para saber a gravidade dos ferimentos. Um vídeo foi feito por populares e circulou pelas redes sociais e mostra o atendimento sem a ambulância.

Resposta

Até o momento, os profissionais de saúde do Município que informaram na noite de ontem os superiores da falta de ambulância, não receberam retorno sobre providências. O jornal O Pioneiro está aberto à manifestação da Prefeitura Municipal. Esperamos por uma solução o mais rápido possível para algo extremamente essencial.

Assista ao vídeo:

Rafael Govari – JOP