Nelore Vera Cruz, produção de alta qualidade e carga genética

Detentora de um plantel de 1.000 matrizes registradas e de vários touros de central, a Nelore Vera Cruz se dedica há 26 anos ao melhoramento genético. No dia 21 de julho a marca comemora 10 anos de remate de marca própria, todos realizados em parceria com a Estância Bahia Leilões. A 10ª edição do Leilão Nelore Vera Cruz, em Barra do Garças (MT), terá oferta de 220 touros Nelore melhoradores e 3.000 animais de corte.

A Nelore Vera Cruz foi criada pelo patriarca da família Jairo Machado Carneiro que com sua visão empreendedora deu início aos trabalhos da marca com cria, recria e engorda de animais Nelore. Na avaliação de Jairo Marchado Filho a melhoria da qualidade genética de animais ofertados a cada leilão é o que mais surpreende, correspondendo à alta evolução dentro dos programas de melhoramento genético em que participa.

“Deixamos de selecionar características emocionais e partimos para características econômicas, diretamente ligadas ao lucro. Os animais identificados, passam por uma avaliação interna e, pelo crivo do PMGZ, ANCP, CEIP Qualitas, Avaliação de Carcaça, Teste de eficiência alimentar da Embrapa e após conclusão dessas etapas realizam a genômica para dar mais acurácia às informações”, pontua Jairo Machado Filho.

Durante a 10ª edição do Leilão Nelore Vera Cruz, a marca irá disponibilizar animais diferenciados, como os dois touros de central Egito FVC e Euro FVC e pacote de embriões de suas melhores doadoras, além da tradicional oferta de gado de corte de parceiros convidados, como os criatórios como Nelore RG, Nelore Pronel, Nelore JR, Fazenda Madras, Nelore Rosa Naves, Fazendas Bartira e Pastoril Agropecuária Couto Magalhães.

Hoje, a Vera Cruz é considerada uma das maiores evoluções genéticas da raça Nelore. Jairo Machado Filho atribui tal fator a “nossa atitude de definir um objetivo” e de colocar metas para serem trabalhadas na sua seleção.