Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado em Conferência Pública

CANARANA – Aconteceu na sexta-feira, 06, na Câmara Municipal, uma Conferência Pública, onde na oportunidade técnicos da UFMT e da Funasa apresentaram a população e também aos representantes do Poder Público Municipal o esboço do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB Canarana). Foram apresentados o Diagnóstico Técnico Participativo; Prognóstico; Programas, Projetos e Ações e Plano de Execução; Projeto de Minuta de Lei; Indicadores de Desempenho do PMSB; e Sistema de Informações para auxílio na tomada de decisões.

O PMSB fez um diagnóstico do saneamento básico em quatro eixos (universalização da distribuição de água, destinação do esgoto, destinação de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais). Este diagnóstico é feito em Cuiabá a partir dos dados coletados no município e retorna para aprovação dos moradores, que também definem por meio do que se chama de prognóstico as etapas de intervenção no município, num prazo de 20 anos, estabelecendo prioridades de 4 em 4 anos, para ações visando o saneamento 100%. Os problemas encontrados possuem uma ordem de prioridade, sendo elas imediata – 0 a 3 anos, curto – 4 a 8 anos, médio – 9 a 12 anos e longo prazo – 13 a 20 anos.

A partir desta apresentação a Secretaria de Agricultura aguarda o envio do documento final do PMSB, para assim encaminhar a minuta da lei, para posterior aprovação e promulgação da lei de implantação.