Portal do Xingu tem projeto aprovado para a V Conferência Nacional do Meio Ambiente

CANARANA – O Colégio Portal do Xingu irá representar nossa cidade em Cuiabá na etapa estadual da V Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das nossas águas”.
A conferência foi elaborada pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Esse processo mobilizou escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas quilombolas e indígenas. A etapa Estadual acontecerá entre os dias 16 e 17 de maio.
Os projetos apresentados na Etapa Escolar do Colégio Portal do Xingu tiveram como ação a “Captação e reutilização da água dos ares da escola” e a produção do “Reservatório automático móvel para reutilização da água”.
Para a realização dos projetos, foram escolhidos dois alunos de cada sala do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental II. Elias Miguel Grings, Jordana Magalhães, Camile Mayeron, Angelo Dalmolin, Gabriel Pavan e Marilia Tavares. Esse projeto teve a ajuda da pedagoga professora Maria Rita Spengler e a bióloga professora Keylliane Martins, além do engenheiro florestal Guilherme do ISA (Instituto Socioambiental).
No Colégio Portal do Xingu, a água que sai dos ares condicionados e bebedouros não vai mais para o ralo. Agora, ela é reutilizada para a limpeza dos banheiros, das salas de aula e também para regar as plantas do jardim. A ideia do projeto não só criou um pensamento consciente dos alunos, professores e funcionários da escola, como também ajudou na diminuição da conta de água do colégio. Um projeto sustentável simples e que gera uma economia substancial.
O projeto funciona de uma maneira simples e que pode ser feita em casa. Foi instalada uma encanação que sai do ar-condicionado e vai direto para um reservatório que armazena a água. O outro é o reservatório automático móvel que foi produzido pelo aluno Angelo Dalmolin com um cesto, motor de máquina de lavar, tábuas de madeira e rodinha que facilitam o transporte e a utilização da água na escola.