Prefeitos eleitos e reeleitos de MT participam do primeiro encontro dos novos gestores em Cuiabá

Foto: Augusto Camacho – Correspondente do Jornal O Pioneiro em Cuiabá

Cuiabá – Aconteceu nesta quinta-feira (27), em Cuiabá, a reunião da Associação Mato-Grossense dos Municípios e a Confederação Nacional dos Municípios, que tem como principal objetivo reunir os novos gestores do Poder Executivo para discutir os principais temas da pauta municipalista e também os desafios que as administrações municipais enfrentarão nos próximos 4 anos.

Para o presidente da AMM, Neurilan Fraga, é muito importante a participação de todos prefeitos do estado para o fortalecimento da mobilização municipalista em prol de gestões eficientes. Pois segundo ele as prefeituras estão enfrentando um momento de crise financeira, com a diminuição dos recursos necessários para garantir a manutenção dos serviços básicos para a população. “Os municípios têm sido penalizados pela atual forma de rateio dos recursos, assumindo competências de outros entes para atender a população e gastando muito além do previsto na Constituição Federal em áreas essenciais, como a saúde”. Concluiu o Presidente.

Durante a reunião os principais temas abordados foram: O subfinanciamento dos programas federais, a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, os reajustes nos pisos do magistério e agentes de saúde, Restos a Pagar, o Fundo de Auxílio aos Estados e Municípios Exportadores-FEX e a urgência de mudança no Pacto Federativo.

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM é a consolidação de um grande projeto municipalista. Fundada em 4 de maio de 1983, a AMM surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.

Michel Fasolo – JOP