Primeira Lixeira dentro do Projeto Cidade Limpa é instalada em frente a Cãmara Municipal

CANARANA – Foi instalada na terça-feira, 05 de dezembro, a lixeira demonstrativa dentro do Projeto Cidade Limpa. A lixeira foi instalada em frente a Cãmara Municipal, que fica na Av. Rio Grande do Sul, de grande fluxo na cidade. Ela foi patrocinada pela Metalúrgica Paloma. A partir de janeiro a comunidade poderá participar da iniciativa e instalar lixeiras do mesmo padrão em outros pontos.

O projeto é de autoria dos vereadores Rafael Govari e Ederson Porsch (Soni) e foi aprovado por unanimidade no mês de março deste ano. A ideia partiu de indicação do empresário Miler Montini e sua construção teve o apoio do engenheiro ambiental André Boff. A lógica dele é que empresas ou pessoas físicas poderão patrocinar a lixeira e, em troca, colocar a marca de sua empresa na mesma. A instalação ficará a cargo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagri), comandada por Charles Visconti.

Como está em demonstração, a lixeira poderá sofrer alterações através da sugestão dos moradores. Quem tiver o interesse a partir de janeiro, deverá fazer o pedido para a Seagri, que definirá o local de instalação e indicará opções de metalúrgicas e gráficas para o cliente fazer a lixeira e os adesivos, que serão padrão.

O projeto prevê que o comércio em frente tem preferência, mas se caso não quiser, outra empresa poderá patrocinar a lixeira naquele local. Pessoas físicas poderão patrocinar, mas não poderão colocar seus nomes. O recolhimento do lixo será feito pelo município, mas o importante é que o patrocinador instale as lixeiras próximas de sua sede, para poder colocar sacos e promover manutenção.

O objetivo das lixeiras é receber o lixo dos pedestres, não dos moradores, que deverá colocar o lixo doméstico nos suportes já existentes. Porém, já está sendo estudado outra iniciativa para instalação de contêineres para abrigar o lixo doméstico, da mesma forma que existe, por exemplo, em cidades como Lucas do Rio Verde.

Todas essas iniciativas fazem parte do esforço da Cãmara Municipal em cobrar e auxiliar na limpeza da cidade, que vai desde o lixo doméstico, lixo de pedestres, limpeza de terrenos baldios sujos, entre outros, promovendo a conscientização para uma cidade limpa.