Programa sobre aproveitamento de resíduos orgânicos é desenvolvido no município

CANARANA – Iniciou no dia 5 de maio a Oficina de Resíduos Sólidos: Mobilização e Educação Ambiental, oferecida pela CONCREMAT/ Novo Norte/ Canarana Transmissora de Energia, resultado do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) realizado em 12/03/2018, no município de Canarana.

O Diagnóstico identificou a necessidade de desenvolver projeto sobre aproveitamento de resíduos orgânicos no município, elencando as localidades de Culuene, Matinha, Serra Dourada e Garapú, como piloto. A proposta é que o projeto, após iniciado, tenha continuidade pela comunidade envolvida.

A oficina realizada nos dias 5 a 10 de maio de 2018 no município de Canarana é voltada para professores, acadêmicos, alunos do curso técnico, gestores e lideranças comunitárias e tem o objetivo de estimular a reflexão sobre consumo, produção e destino correto dos resíduos sólidos produzidos no nosso dia a dia, além de instrumentalizar os participantes para a confecção de composteiras.

O conteúdo, teórico e prático oferecido, busca subsidiar projetos e atividades de educação ambiental que estimulem a prática, com efeito multiplicador, em benefício da qualidade socioambiental dos moradores no município de Canarana.

A execução do Programa de Educação Ambiental (PEA) no município de Canarana está sendo realizada em atendimento à condicionante da Licença de Instalação da LT 230 KV Paranatinga – Canarana e Instalações Associadas e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Universidade Aberta e SECITEC.