Seguros proporcionam tranquilidade o ano todo

Weibliche Hände schützen ein kleines Einfamilienhaus

CUIABÁ – Mais um ano começa e com ele o planejamento das famílias para garantir a proteção dos bens e das pessoas. Tradicionalmente é neste período que muita gente lista os compromissos financeiros típicos desta época, como o pagamento de impostos, de seguros, da matrícula e do material escolar, de convênio médico, entre outros. Para quem quer proteger o patrimônio e os entes queridos, os seguros são serviços indispensáveis que proporcionam tranquilidade ao longo de todo o ano.

No Sicredi, instituição financeira cooperativa que atua em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, os associados têm esse serviço com ampla cobertura, cuja contratação é feita conforme a necessidade. No portfólio de produtos estão os seguros residencial, patrimonial, veicular e de vida (individual ou em grupo). A contratação é fácil, basta o associado procurar sua agência e apresentar as necessidades.

A gerente de Negócios Pessoa Física da Central Sicredi Centro Norte, Juliana Rodrigues, afirma que o seguro é um produto bastante demandado no início do ano e que é importante as pessoas se organizarem para iniciar ou renovar a contratação do serviço. “Ter o seguro é ter uma coisa a menos para se preocupar, pois nunca sabemos quando um imprevisto vai acontecer. E se ocorrer é importante estar protegido”.

O custo da apólice varia e o cálculo do valor é complexo, pois levam em consideração diferentes situações. No seguro veicular, a cobertura inclui todos os tipos de veículos, desde motocicletas, automóveis e comerciais leves, até ônibus, caminhões, frotas e carros esportivos. Na contratação por pessoa física, entre os itens avaliados estão a existência de jovens na casa que podem dirigir, se há garagem, se o automóvel é usado para o trabalho. Até mesmo índices de roubos e sinistralidade são levados em conta.

Para o seguro residencial, as cooperativas do Sicredi oferecem coberturas básica e adicional. O seguro básico tem cobertura contra incêndio, queda de raios e explosão. Podem ser adicionadas coberturas contra danos elétricos, vendaval, impacto de veículos, roubo/furto de bens, perda/pagamento de aluguel, responsabilidade civil imóvel/familiar, quebra de vidros e veículos em garagem, sendo que algumas coberturas estão sujeitas a condições estabelecidas pelas seguradoras.

Precaução é a palavra de ordem para Maryana Costaneski, de Cuiabá. Empresária do setor de restaurantes, ela é associada do Sicredi há quatro anos e desde o início tem o seguro do veículo e o residencial. “É uma preocupação a menos. A gente nunca sabe quando vai acontecer um problema envolvendo a casa ou o carro. No caso do veículo, já acionei o seguro duas vezes. A primeira foi porque uma manga caiu nele e amassou a lataria e a segunda foi depois de uma colisão. Acionei a franquia e se não tivesse o seguro teria que desembolsar R$ 6 mil para consertar”, lembra ela ao comentar que no período de férias tem outra vantagem, viaja despreocupada.