5 tratamentos para eliminar cravos da pele

5 tratamentos para eliminar cravos da pele

Conheça tratamentos efetivos para acabar com os cravos e tire suas principais dúvidas sobre o assunto.

Quando o assunto é estética facial, os cravos e espinhas incomodam muita gente!

E o pior de tudo é que os cravos, famosos pontinhos pretos, são o problema dermatológico mais comum de todos –  afetando milhões de pessoas em todo o mundo.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os temidos cravos, conferindo dicas de tratamentos incríveis para se livrar desse problema!

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo mais sobre os cravos

É claro que todos já nos deparamos com os cravos pelo menos uma vez na vida. Mas você sabe o que é um cravo e como ocorre a sua formação?

Embora os pequenos pontinhos pretos na pele possam surgir com mais frequência durante a puberdade, vários adultos sofrem com o problema – não sendo exclusivo das peles oleosas.

Além de ficarem visíveis (comprometendo a estética), muitos deles podem causar dores, sensibilidade da pele e até se transformar em acnes.

Quando nossos poros ficam entupidos, há acúmulo de gordura no local, levando a formação de um cravo aberto.

Dependendo do tamanho do poro, o quadro pode evoluir para um caso de acne ou simplesmente deixar os pontinhos pretos na pele.

E mesmo que os cravos sejam muito mais uma questão estética do que de saúde, vale a pena buscar o tratamento adequado para se livrar deles. Afinal, ninguém merece ficar com marquinhas que nem a maquiagem consegue disfarçar.

Tratamentos para combater os cravos

  1. Uso de retinoides tópicos

Consultar um médico dermatologista é o primeiro passo para começar o tratamento dos seus cravos.

O ácido retinoico e o adapaleno são uns dos queridinhos quando o assunto é tratamento de cravos.

Se combinar o tratamento tópico específico com sessões de limpeza de pele frequentes, os resultados tendem a ser incríveis.

Mas como cada pele possui sensibilidade específica, é muito importante consultar um médico antes de utilizar qualquer produto.

Além disso, não esqueça de manter o rosto bem protegido durante o dia, pois os ácidos podem gerar manchas solares e comprometer toda a saúde da sua pele, fique esperta!

  1. Limpeza de pele

O processo de limpeza de pele deve ser realizado com periodicidade para que tenha resultados satisfatórios, por isso, de nada adianta fazê-lo uma vez por ano e achar que isso vai acabar com os cravos.

O legal da limpeza de pele é que ela também previne espinhas, pois limpa os poros e os deixa mais livres de impurezas, impedindo novas inflamações na pele.

Além de dar fim aos pontinhos pretos, a limpeza de pele é ótima para estimular o rejuvenescimento das camadas teciduais, deixar a pele bem equilibrada e com aspecto macio e saudável.

  1. Uso de luz pulsada

Muitos profissionais optam pelo uso da luz pulsada para dar fim aos cravos e espinhas.

Por meio dessa técnica, há a emissão de luz e calor para o combate das marquinhas.

  1. Peeling químico

Através do uso de compostos estéticos químicos, a pele é escamada para promover uma renovação de sua camada superficial.

Dependendo do estado da pele da paciente, uma sessão já é suficiente para gerar resultados satisfatórios, mas alguns casos dependem de outros tratamentos conjuntos e até mais sessões.

Após a recuperação da pele, é possível notar um tecido mais macio e livre de marquinhas leves, cravos e espinhas.

  1. Peeling de diamante

Considerado um tipo de peeling bem menos invasivo do que as versões químicas, o peeling de diamante promove uma esfoliação profunda na pele.

É uma ótima pedida para cravos e para outras manchinhas que já estão no rosto, deixando a face ainda mais bonita.

Ele também estimula a produção de elastina e colágeno, prevenindo o envelhecimento precoce.

Dicas de cuidados para a pele que possui cravos

  • Não se exponha ao sol sem proteção

Se expor ao sol sem estar com a pele devidamente protegida é extremamente prejudicial para toda a estética.

Além de contribuir para o envelhecimento e deixá-la mais enrugada, pode até aumentar a propensão para o surgimento de cravos e espinhas – sobretudo quando ocorre irritação cutânea.

Além disso, se expor diretamente ao sol pode deixar cicatrizes permanentes de acne, que te custarão um maior tempo e dinheiro para a retirada.

Para a região do rosto, opte por protetores solares com alto fator de proteção – pelo menos FPS 30. E dê preferência para ficar na sombra ou fazer o uso de barreiras físicas (como chapéus, sombrinhas ou bonés), principalmente quando o sol está mais forte.

  • Não deixe os cabelos sujos

Não lavar o cabelo regularmente pode ser extremamente prejudicial para toda a produção de gordura ou sebo – principalmente se a pessoa possui uma pele mais oleosa.

Por isso, tome um cuidado extra garantindo que sempre estejam limpos, mesmo nas estações mais frias.

  • Jamais esprema os cravos em casa

Para muitos, espremer cravos e espinhas em casa chega a ser uma verdadeira tentação – mas isso pode ser mais perigoso do que se imagina!

O problema é que não podemos ficar mexendo nas lesões de pele, podendo gerar cicatrizes eternas ou até mesmo complicações mais sérias.

Portanto, para extrair seus cravos, o mais indicado é realizar uma limpeza de pele profunda (com especialista) e manter os tratamentos indicados por seu dermatologista.

Outros aspectos importantes

Apesar de muitos acharem que os cravos só acontecem em pessoas que possuem peles oleosas, isso não é verdade. Qualquer um pode sofrer com o problema, fazendo com que os pontinhos pretos sejam a complicação dermatológica mais comum em todo o mundo.

Mas é bom saber que existem maneiras de se livrar dos cravos!

A partir de tratamentos como peeling de diamante, peeling químico e luz pulsada, já é possível acabar com as terríveis marquinhas, tratando até as cicatrizes de acne.

Mas é importantíssimo que você mantenha uma rotina de cuidados faciais, não esquecendo dos tratamentos tópicos e das limpezas de pele frequente.

Em caso de dúvidas, procure sempre um dermatologista, o médico mais indicado para cuidar da saúde da sua pele!