2019 foi o ano com mais casos de dengue notificados na década em Canarana-MT

0
860
Foto - Arquivo JOP.

O ano de 2019 encerrou com 824 casos de dengue notificados no município de Canarana-MT, sendo que 241 foram confirmados. Conforme a Vigilância Epidemiológica, os resultados ainda estão chegando do Laboratório Estadual de Cuiabá, o que pode elevar o número de confirmações. Além da dengue, foram registrados 11 casos de zika (06 confirmados) e 02 de chikungunya (sem confirmações).

Conforme o estudo e acompanhamento histórico que a Vigilância realiza desde 2011, o ano de 2019 teve o maior número de casos notificados nesse período. “Solicitamos que a população intensifique os cuidados nestes períodos de chuva e sol, onde os criadouros estão dispostos a proliferação do mosquito”, disse a enfermeira Alene Vitti, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Animais peçonhentos

Durante o ano de 2019, a Vigilância Epidemiológica registrou 24 casos de acidente com animais peçonhentos, entre cobra, aranha e escorpião. “Também salientamos para que os moradores façam a limpeza dos seus terrenos, para evitar o acumulo de lixo e a infestação de animais peçonhentos. A sociedade deve se preocupar com todas estas questões para que consigamos juntos acabar com tantos agravos em nosso município”, finaliza a enfermeira.