6ª Mostra de Projetos do Programa A União Faz A Vida

CANARANA – O Programa A União Faz A Vida, juntamente com o Sicredi Araxingu e a Secretaria Municipal de Educação, realizaram na noite de ontem, terça-feira, 02, a abertura da 6ª Mostra de Projetos. Foi no auditório da Sicredi Araxingu. Nesta terça-feira, 03, o dia todo, acontece a mostra dos projetos na EMEB Pioneiros de Canarana.

Conforme Martiele Sieben Colombo, assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, da Cooperativa Araxingu, nos municípios de Canarana, Querência e Ribeirão Cascalheira, ao todo 7 mil crianças participam em projetos dentro do programa. Somente em Canarana, são 3.200 mil crianças e 80 profissionais da educação envolvidos de 14 escolas.

“O Programa A União Faz A Vida, aqui em Canarana, vem numa evolução crescente muito significativa dentro da aprendizagem das crianças. Nós temos 86 projetos desenvolvidos em toda a rede municipal e estadual de ensino. Mas o que a gente tem percebido nesses seis anos é que o programa tem um aprofundamento pedagógico muito grande […] Então programa é isso, é fazer coisas novas daquilo que eu já fiz”, disse Martiele.

O Programa

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) tem mudado a forma de educar crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas, ao despertar neles os princípios de cooperação e cidadania por meio de uma metodologia de projetos diferenciada, que estimula o aluno a ser o protagonista do aprendizado. Ele é o principal projeto de responsabilidade social do Sistema Sicredi. Os projetos são construídos pelos estudantes, com a mediação dos educadores de maneira lúdica e prática, e os principais valores mobilizados pelo Programa são a justiça, o diálogo, o empreendedorismo, a solidariedade e o respeito à diversidade.