A Semana Farroupilha mais extensa fora do galpão do estado do Mato Grosso é em Canarana

CANARANA – A Semana Farroupilha mais extensa feita fora do galpão do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso, fica no CTG Pioneiros do Centro Oeste, pertencente a 4º Região tradicionalista. Canarana é reconhecida como a Capital do Nativismo de Mato Grosso por lei estadual.

Desde 2015 a Semana Farroupilha é feita na avenida principal da cidade (Rio Grande do Sul), onde está o Monumento da Cuia e Chaleira, erguido em homenagem aos colonizadores. Para as festividades, todo o ano é construído ao lado do Monumento, o Piquete Wilmar Pfeifer, em homenagem ao falecido sócio fundador do CTG, parecido com o Acampamento Farroupilha do Parque da Harmonia em Porto Alegre-RS.

A ideia da patronagem com a Semana Farroupilha fora do galpão, é que a população e visitantes conheçam mais de perto a cultura gaúcha, já que no CTG iam pessoas que já frequentavam a entidade. No evento pessoas conhecem e apreciam comidas típicas, bem como acompanham danças, costumes e a hospitalidade. Isso deu tão certo que cada ano se aumenta o espaço. Em 2019 é o 4º ano consecutivo de festividades feitas 100% fora do galpão, no centro da cidade.

Programação

A Semana Farroupilha de Canarana acontece de 14 a 22 de setembro, com o tema “Vem pra Cuia”. Neste ano terá dois bailes com o Grupo Garotos do Cerrado e o Grupo Bailanta; apresentações das invernadas Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; apresentações culturais de chula, dança de salão, declamações e canto; além de concurso interno de Prendas e Peões. A programação inicia no sábado, 14, às 17h00, com uma carreata; e encerra no domingo, 22, com missa crioula às 8h00. Todas as noites tem uma janta diferente com venda de fichas e, no domingo de manhã, 15, a mateada e o tradicional café colonial.

Toda essa extensa programação e organização é trabalhada antecipadamente pelos próprios dançarinos das invernadas junto com seus pais e a patronagem, que se revezam durante esses nove dias. A patronagem do CTG Pioneiros do Centro Oeste convida a todos para prestigiar a sua Semana Farroupilha, pois tudo é feito com muito carinho para recebê-los.

Colaborou – Carla Marchiori de Souza – Diretora Cultural do CTG Pioneiros do Centro Oeste e 3º Prenda Veterana do MTG-MT.