Canarana garante abastecimento contínuo com planejamento e investimentos consistentes

CANARANA – Canarana-MT chega a mais um aniversário com um motivo extra para celebrar: o primeiro ano completo de fornecimento contínuo de água à comunidade, que deixou pra trás, definitivamente, as dificuldades da estiagem O aumento na entrega de água tratada na torneira das residências, comércios e demais unidades de consumo da cidade chega hoje ao patamar de cinco milhões de litros diariamente, proporcionando mais qualidade de vida aos mais de 22 mil canaranenses. Resultado que é fruto de estudos, obras, tecnologia e investimentos, possibilitando a evolução dos serviços de saneamento do município.

Antes do resultado visível à população, a palavra de ordem foi planejamento. Com isso, a Águas Canarana, responsável pela prestação de serviços por meio do contrato de concessão firmado com a Prefeitura Municipal, pode dar um passo robusto para fortalecer o sistema de abastecimento de água da cidade. Há cerca de três anos, a construção do primeiro poço tubular da cidade foi concretizada. Investimento efetivo em Canarana que aumentou o volume de água tratada fornecida aos moradores.

Em 2019, para acompanhar o aumento da demanda, uma nova ampliação do sistema foi concluída: a inauguração do segundo poço profundo, com aumento imediato na capacidade de produção de água (captação e tratamento). A ampliação agregou ao sistema de abastecimento da cidade mais de 188 mil litros a mais de água tratada e distribuída por hora, volume suficiente para abastecer os mais de 20 mil habitantes com tranquilidade e garantir uma qualidade ainda maior no atendimento à população.

O investimento na construção dos dois poços ultrapassa R$ 1,5 milhão e inclui a revitalização da estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que também ganhou um visual mais moderno com a nova pintura e sinalização. O posto de atendimento ao cliente da Águas Canarana também recebeu adequações para garantir mais acessibilidade e conforto, com melhoria no atendimento ao cidadão.

“O saneamento passa pela qualidade no tratamento, conforme os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, e também por algo fundamental nas relações humanas e na prestação de serviços públicos em geral: a confiança. O cidadão de Canarana tem a certeza de que a água está sendo entregue, com a regularidade que a vida de todos nós pede. Água na torneira, 24 horas por dia, é cuidado com as famílias de Canarana. Toda a nossa equipe, junto à Prefeitura Municipal, trabalha diariamente com essa missão”, destaca o diretor operacional da Águas Canarana, André Silva.  

O nome Canarana foi escolhido por Norberto Schwantes, pastor luterano de Carazinho no Rio Grande do Sul. O plebiscito foi realizado dia 11 de novembro de 1979 e Canarana tornou-se município através da Lei nº 4.165, de 26 de dezembro de 1979. A instalação do município ocorreu em 15 de fevereiro de 1981, completando amanhã, dia 15 de fevereiro, 39 anos.

Sobre a Águas Canarana

A Águas Canarana assumiu a concessão de água e esgoto do município em 2017.  Tem responsabilidade de atender a uma população de 17 mil pessoas. O alcance de nossa prestação de serviços nos coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento no Brasil. A Águas Canarana faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento

A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.