Capacitação desperta empreendedorismo nos produtores e trabalhadores rurais de Canarana

CANARANA – Avanço na qualificação e capacitação de mão de obra. Este é um dos motivos de comemoração do Sindicato Rural de Canarana em 2019. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) proporcionou treinamento e diversas oportunidades para a capacitação de trabalhadores e produtores rurais. E o assentamento Suyá foi considerado um caso de sucesso em 2019.

O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wish conta que este ano foram realizados 65 treinamentos. “Capacitamos pessoas que irão atuar nas áreas de fabricação de ração, avicultura básica e até de brigadas de incêndio”, enfatiza o presidente.

E para quem se qualifica, não falta trabalho. É o caso de Antônio Rodrigues, um dos moradores do Assentamento Suyá, localizado a 50 km do município de Canarana. Ele conta que a vida mudou depois de participar dos treinamentos promovidos pelo Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Canarana. “Nós aprendemos a fazer ração para frango caipira, semi caipira, queijo e o embutido de suínos. Depois de aprender tudo isso transformamos a nossa vida”.

Rodrigues acrescenta que passaram a comercializar os produtos na feira e, em lojas da cidade. “Com isso, incrementamos a renda da família. Nos sentimos realizados e mais confiantes após os treinamentos”. Maria Clarisse que também mora no assentamento Suyá, acrescenta que os treinamentos também proporcionou a integração e a união da comunidade.  “Nos dias em que tínhamos treinamentos, cozinhávamos juntos no local onde estava acontecendo o evento para não haver dispersão”, conta Maria Clarisse.

O Sindicato Rural de Canarana é um dos 93 que, em parceria com o Senar-MT, realizou em 2019 mais de 6.500 ações educacionais, com o objetivo de levar capacitação e qualificação ao homem do campo.