Confira o calendário e condições de pagamento do IPVA 2020

Os proprietários de veículos com placa final dois e três têm até 10/02 para realizar pagamento à vista do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) com desconto de 5%. O pagamento é realizado através do pagamento da guia de recolhimento gerada pelo site da Secretaria do Estado de Fazenda (SEFAZ/MT).

Para quem pagar o imposto entre 11/02 e 20/02 o desconto será de apenas 3%. Do dia 21/02 a 28/02, podem realizar pagamento à vista ou parcelado em 3x, mas sem desconto. Após esse período o IPVA só poderá ser pago à vista, sem desconto, e acrescido de multa e juros pelo atraso. Para realizar o pagamento do IPVA, basta entrar na sessão do Emissão guia IPVA, no site da SEFAZ/MT, inserir o Chassi ou Renavan do veículo e será gerado um extrato do IPVA do veículo. Caso falte pagamento a ser realizado, é só imprimir a guia/DAR (Documento de Arrecadação) e pagar junto à rede bancária.

O imposto também pode ser parcelado em até 12 vezes com até 3 cartões de crédito diferentes, mas, só é possível pelo site da empresa credenciada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran):Zapay Pagamentos. De acordo com a SEFAZ, o uso da plataforma Zapay é uma forma de disponibilizar aos proprietários de veículos alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcelas, que além de assegurar a agilidade e desburocratização dos processos administrativos do DETRAN/MT (Departamento Estadual de Trânsito).

São isentos do pagamento do IPVA – mediante documentação exigida – portadores de necessidades especiais, táxis, veículo de combate a incêndio e ônibus de transporte coletivo adaptado para deficientes. O Poder Executivo também pode reduzir até 100% a base de cálculo do IPVA, no primeiro ano da aquisição de veículos novos, na transferência para Mato Grosso, de documento do veículo emitido em outro estado.

Em Canarana/MT existe um Projeto de Lei aprovado em 2018. Esta Lei, autoriza o poder executivo municipal a conceder desconto de 50% no pagamento do Imposto predial e Territorial Urbano (IPTU), para o cidadão que transferir registro do veículo para 31º Ciretran de Canarana.

Confira:Calendário e condições para pagamento do IPVA 2020.