Dinetec 2020 promoveu negócios, comunicação e aprendizado. Confira como foi o último dia

Fotos: AGRNotícias.

CANARANA – Mais de 18.000 pessoas passaram pelos corredores entre os stands do Dinetec 2020 (Dias de negócios e tecnologias). O número, ainda preliminar, denota a movimentação expressiva e firma, novamente, o evento como um dos maiores de negócios do agro do Centro Oeste Brasileiro e o maior do Vale do Araguaia.

Na sexta-feira (17/01), último dia do evento, às 10h30min, coroando o circuito de aprendizado do Dinetec, ocorreu a palestra sobre mulheres como protagonistas do campo no pavilhão de negócios. A palestra foi ministrada por Lucilei Carvalho, fundadora da LegadoRH Consultoria e Mentoring). Já no estande da Empaer (Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), houve a degustação dos produtos produzidos nos treinamentos dos dias anteriores (queijos e doces) e também a assinatura dos contratos de venda de gergelim de produtores familiares, com destino ao mercado Japonês.

Seja Protagonista da sua Própria História

Aguardada com entusiasmo, a Palestra que tinha como pauta o protagonismo das mulheres no campo, recebeu lotação máxima. A palestrante, Lucilei Carvalho, relatou: “o principal objetivo da palestra é mostrar para a mulher a força dela. Hoje existem várias pesquisas que mostram que a mulher está ganhando força no mercado. No agro hoje, 30% dele, já é contemplado pela mulher que usa as competências dela de criatividade, inovação, engajamento e empreendedorismo. E hoje, para o crescimento do agro, ele precisa de mais profissionais e muito de pessoas com essas competências”. Concluiu dizendo, “eu busquei deixar claro a importância de onde elas estão, onde querem chegar e como a gente pode fazer essa transição por esse caminho. É necessário determinação, engajamento, e correr atrás para fazer acontecer”.

Fabricação Artesanal de Queijos e Doces 

Na quarta-feira (15/01), a Empaer promoveu um treinamento sobre reaproveitamento de frutas (geleia, doce de abóbora e outros) que contou com 16 participantes. Já na quinta-feira (16/01), a empresa promoveu um curso sobre elaboração de queijos artesanais que teve 23 participantes. A degustação dos produtos produzidos nos primeiros dois dias de Dinetec, ocorreu na manhã da sexta-feira (17/01), com a presença de produtores e visitantes.

Produtores familiares comercializando gergelim no mercado Japonês

Também na manhã de sexta-feira, agricultores familiar, através da intermediação da Empaer, realizaram a assinatura de contratos de venda de gergelim, que na soma, chegam a 100 toneladas comercializadas. A expectativa da Empaer é proporcionar a inclusão de pequenos produtores na cultura do Pulse, promovendo a assistência técnica, profissionalizando-os.

Sobre o Dinetec 2020

Na oportunidade do encerramento do Dinetec 2020, Rodrigo Piccinini, sócio proprietário da Meta Consultoria, organizadora do evento, disse que a edição deste ano foi melhor e que “teve muito produtor de fora, do Pará, Maranhão, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul. As empresas fecharam bastantes negócios, de máquinas, defensivos, adubos, sementes e outros. Todos os estandes fizeram um tipo de negócio, o expositor está bem animado para o ano que vem e nós também”.

Ainda não há um número oficial de negócios fechados, que depende do repasse das informações das empresas expositoras.