Frota de veículos em Canarana-MT cresce 17% em quatro anos

Canarana-MT conta hoje com 13.696 veículos emplacados no município, entre ônibus, caminhões, automóveis, motos, reboques e outros, possuindo a segunda maior frota do Médio Araguaia. Água Boa-MT possui a maior frota, com 17.373 veículos emplacados. Em 2016, Canarana tinha uma frota de 11.693 veículos. Em quatro anos o aumento foi de mais de 17%. Água Boa tinha 15.544 emplacamentos em 2016, aumento de pouco mais de 11% em quatro anos. Os dados foram repassados ao J. O Pioneiro pelo chefe da 31ª Ciretran, Vinicius Batistela.

Conforme Vinícius, apesar de existir uma diferença entre o número de veículos cadastrados entre Canarana e Água Boa, ele acredita que a quantidade de frota flutuante, a que realmente está rodando e pertence aos moradores, seja mais parecida. Para Vinícius, a realização de campanhas tem demonstrado bons resultados no incentivo para que os moradores transfiram o emplacamento. “Aqui em Canarana foi criada recentemente uma lei dando desconto no IPTU para quem transferir a placa, o que incentivou muita gente. Água Boa eu sei que fez sorteios”, disse o chefe da 31ª Ciretran, que tem sede em Canarana e que atende também Gaúcha do Norte, Ribeirão Cascalheira e Querência.

O emplacamento de veículos para os municípios é extremamente importante, visto que 50% do valor pago pelo IPVA volta para a cidade de origem. Para incentivar os moradores a transferirem a placa para Canarana, em 2018 foi criado o Projeto de Lei nº 033/2018, que autoriza a Prefeitura a conceder benefício fiscal para o pagamento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a título de incentivo, para a transferência de registro de veículo. Após comprovar a transferência, o proprietário terá o direito de 50% de desconto no valor do IPTU de seu imóvel. O benefício será concedido uma única vez.