Moradores transferem emplacamento para Canarana e ganham desconto no IPTU

CANARANA – No primeiro ano de implementação do Projeto de Lei nº 033/2018, que autoriza a Prefeitura Municipal a conceder benefício fiscal no IPTU a título de incentivo para a transferência de registro de veículo para Canarana, ao todo 12 munícipes utilizaram do benefício.

Acontece que metade do valor do IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) fica com o município. Então, quanto mais caros emplacados em Canarana, mais dinheiro fica aqui. Após comprovar a transferência do veículo, o proprietário terá o direito de até 50% de desconto no valor do IPTU (imposto predial e territorial urbano) de seu imóvel do ano subsequente. O benefício será concedido uma única vez.

Conforme informações da 31ª Ciretran, Canarana possui pouco mais de 12 mil veículos automotores registrados. Porém, o próprio Ciretran estima que 4 mil veículos pertencem a moradores daqui e estão emplacados em outros municípios. Se eles tivessem placas de Canarana, o número de veículos subiria para cerca de 16 mil.

Cálculos preliminares sindicam que a Prefeitura Municipal perde mais de R$ 2 milhões por ano com carros emplacados em outras cidades. A expectativa é que que com a difusão desta lei do benefício, no próximo ano o número de transferências de placa de veículos aumente em Canarana.