Nega participa de missão internacional e relata sua experiência em Xangai e Dubai

CANARANA – A secretária de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico de Canarana, Marilei Bier (Nega), participou de uma Missão Empresarial Internacional entre os dias 01 a 13 de junho, pela China (Xangai) e Emirados Árabes (Dubai). Nega, que foi a primeira prefeita da história de Canarana, quando assumiu o município por algumas semanas no início de 2009, enviou um texto para o J. O Pioneiro falando sobre sua experiência. Confira:

“A Missão Internacional Organizada pelo Sebrae Mato Grosso, teve como objetivo participar da Conferência Internacional na Exposição realizada em Xangai, a SNEC PU POWER EXPO 2019. Com foco em toda cadeia da indústria, incluindo visita nas fábricas de placas e componentes e nas fazendas geradoras de energias alternativas, como a solar, instaladas pelo interior da China.

Das visitas técnicas na China, pude perceber que lá a energia alternativa já é uma realidade, para todos os segmentos, tanto para geração de energia nas indústrias, comércio e residências, fora toda uma grama de pequenos equipamentos de uso diário, como por exemplo, o carregador do seu celular ou notebook, em que sua mochila é composta de placas captadoras de energia que carrega seus equipamentos pessoais por onde você estiver.

Voltei consciente de que isso é uma tendência também aqui no Brasil, tanto que nosso prefeito Fábio já solicitou um projeto de viabilidade econômica para implantar esse sistema nos prédios da Prefeitura Municipal de Canarana.  

Também fomos recebidos pelo chefe da Embaixada Brasileira em Xangai, que está no cargo há quase 10 anos e atende as delegações brasileiras que pretendem manter negócios com aquele país. Ele fez explanações de várias situações para facilitar esses processos.

A China nos deixou uma boa impressão, fiquei encantada com a organização, em especial a mobilidade urbana, onde todos os meios de locomoção funcionam de forma que a população possa se locomover mesmo sendo milhões de habitantes. E também o setor de urbanismo, com seus lindos jardins coloridos e de forma simétrica que encantam a todos.

Em todo o percurso nos dias na China, país que está atraindo os olhares de todo mundo, pude perceber o quanto de potencialidades nós temos aqui no Brasil, em Mato Grosso e, em especial, no nosso município de Canarana. Agricultura de precisão com possibilidades de expansão de área, produção diversificada, clima definido, matas preservadas, recursos hídricos infinitos (lá 100% explorado), tudo em abundância. E os países asiáticos de uma forma geral estão atentos ao nosso potencial.

Estivemos também visitando os Emirados Árabes Unidos. Em Dubai, fomos recebidos pela equipe de gestão da cidade, que é governada atualmente pelo Xeique Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, também primeiro ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos. Do nada, em meio ao deserto, eles promoveram uma grande indústria do turismo, que já está no planejamento para substituir o dinheiro que vem do petróleo, um produto finito.

Dubai impressiona por sua arquitetura futurista e audaciosa, onde foge a nossa imaginação. Uma cidade exuberante construída nas areias, onde tudo é artificial. Para se plantar uma palmeira precisa importar a terra vegetal e o mundo quer conhecer aquela cidade encantadora. Em Dubai existem pontos turísticos conhecidos mundialmente, como os hotéis mais luxuosos, a famosa torre Burj Khalifa de 828m de altura e 160 andares, que pode ser vista a uma distância de 100km.

As programações e a agenda da viagem foram muito amplas e podemos ter contato com vários segmentos daqueles países, tanto das indústrias, comércio local, setores turísticos, culturais, gastronomia local, mobilidade urbana, gestão de cidades.

Foi mais uma experiência importante e uma grande oportunidade. De vários países que estive, a cada retorno procuro aplicar no meu trabalho o que é possível, bem como na minha vida pessoal. Dedicação, capricho, amor pelo lugar que vivemos, isso se aplica em todos lugares desse mundão de Deus”.