Palestra sobre estratégicas de combate à brucelose bovina

CANARANA – Pecuaristas participaram na noite do dia 19 de agosto, no Sindicato Rural, de uma palestra sobre as novas estratégicas de combate à brucelose bovina, dentro da campanha Mato Grosso Contra a Brucelose, com o palestrante Alexandre Pontes (MAPA).

Alex Wisch, presidente do Sindicato Rural de Canarana, disse que “ações como essa tem o nosso apoio, parceria em levar o conhecimento para o fortalecimento da classe”. O palestrante Alexandre Pontes passou aos criadores os conceitos de brucelose, os aspectos relacionados à transmissão e a importância do papel do criador e dos órgãos de controle na prevenção dessas enfermidades.

A vacina contra a brucelose é viva, portanto, por representar risco a saúde de quem manuseia, deve ser aplicada pelo médico veterinário ou por vacinador treinado sob sua responsabilidade. Propriedades irregulares com a vacinação contra a brucelose estão impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.

Além da Acrimat, atuam como parceiros no programa o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Sindicatos Rurais, Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).