Período de matrícula para educação infantil e básica das escolas municipais inicia na segunda-feira (13/01) em Canarana/MT

O período de matrícula para alunos novos da rede municipal de educação infantil e básica de Canarana/MT começa na próxima segunda-feira (13/01) e vai até o dia 24/01. Período de rematrícula ocorreu entre novembro e dezembro de 2019. A rede de ensino atende uma quantidade de alunos acima da expectativa nacional. A procura é maior para a educação infantil e básica.

O secretário municipal de educação, Eduardo Ferreira da Silva, em entrevista ao jornal O Pioneiro, informou que “a quantidade de vagas das escolas depende da turma que a pessoa vai se matricular. Por exemplo, nós vamos ter oito turmas de 1º ano [do ensino fundamental] com 23 alunos em média [total de 184 vagas]. Já para o segundo e terceiro ano temos poucas vagas, porque a maioria são alunos rematriculados”.
A grande demanda do município de Canarana/MT é atender alunos provenientes das creches, que ingressam no Ensino Fundamental I da rede municipal e estadual. Segundo o secretário, o município trabalha em parceria com o Estado; “Fazemos um levantamento de demanda e distribuímos as vagas entre as duas redes. Em via de regra nós atenderemos a todas as pessoas em idade escolar. Nosso único problema são as creches de 0 a 3 anos que não conseguimos atender toda a demanda. Mas, hoje, já estamos conseguindo atender acima da expectativa nacional”.

Sobre a parceria entre o Estado e o Município, Eduardo explica: “A parceria é no sentido de conseguirmos atender a demanda do município. Nós fazemos um levantamento de quantos alunos estão entrando na rede, saindo das creches e quantas turmas de 1º ano vamos precisar. Então, abrimos um número de turmas suficientes com folga, geralmente de uma turma, para sazonalidades de alunos que vem de outras cidades ou por outros motivos. Obviamente vão ter casos em que os pais não conseguem colocar os filhos na escola que gostariam, mas o atendimento é garantido”.

Reinaldo Oliveira (Maizena), diretor da Escola Estadual Norberto Schwantes, informou que o período de cadastro para novos alunos iniciou no dia 12/12/2019 através do site da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) e termina amanhã, 08/01 (quarta-feira). Ao fazer a solicitação pela internet, é necessário imprimir a ficha de solicitação e comparecer na unidade escolar com a documentação necessária para confirmação de matrícula entre o dia 09/01 (quinta-feira) e 11/01 (sábado). Já a rematrícula, foi realizada na própria unidade escolar até o mês de dezembro de 2019 e teve um total de 549 alunos rematriculados, distribuídos entre as turmas do ensino fundamental I e II do período matutino e vespertino, e também no EJA (Educação para Jovens e Adultos), período noturno.

A diretora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Monteiro Lobato, Eliane Marques Benedito, comunicou que “as rematrículas ocorreram entre 18/11 e 06/12/2019. Agora em janeiro, para os novos alunos, as matrículas devem ser realizadas entre 13/01 a 24/01”. Dos alunos que já estudavam na escola, 158 efetuaram rematrícula. Eliane acrescentou que “na Escola Monteiro Lobato, há oito salas de aula e ela funciona em dois períodos, sendo quatro turmas no período matutino e quatro no vespertino, que atendem do 1º ao 5ª ano”. A diretora finalizou, “para alunos novos, temos poucas vagas. Temos uma turma de alunos totalmente novos, que é o 1º ano, esses vem da educação infantil”.