Policiais vão participar de treinamento para o combate ao furtos de defensivos agrícolas

CUIABÁ – Policiais do Mato Grosso participam nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), em Cuiabá-MT, de um workshop para o combate ao furto de defensivos agrícolas. Este tipo de crime tem gerado milhões de reais em prejuízos todos os anos para o setor do agronegócio. De Canarana-MT, participam da Polícia Judiciária Civil, o delegado Dr. Deuel Paixão de Santana e o investigador chefe Valdivino Vital. Do Médio Araguaia, também irão policiais de Querência e de Água Boa.

Conforme Valdivino, esse treinamento é muito importante. “Será um evento muito esclarecedor. Não tenho problema nenhum em dizer que não tenho conhecimento sobre defensivos agrícolas. Então vem a calhar com o que precisamos, que dentre outras coisas, uma delas é o conhecimento”, disse o investigador.

Os participantes receberão instruções sobre tipos de defensivos agrícolas e obrigatoriedades; saúde, segurança, meio ambiente e aspectos administrativos para despacho de cargas de produtos perigosos; gestão de riscos na distribuição de insumos agrícolas; estocagem e retorno das embalagens; tipificação criminal envolvendo defensivos; falsificação/contrabando/ adulteração de defensivo.

Participam como instrutores do workshop, profissionais da área ligadas a AMPA (Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão), Bravo Transportes, GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado) e a Bayer.

Furtos no Médio Araguaia

Conforme levantamento realizado pelo J. O Pioneiro, de acordo com o histórico de notícias de furtos de defensivos na região do Médio Araguaia nos últimos cinco anos, o prejuízo entre produtores e revendas ultrapassa os 20 milhões de reais. As quantias e valores variam. Somente em uma revenda localizada na cidade de Querência, foram levados R$ 5 milhões em produtos no ano de 2015.  Já um produtor arrendatário do município de Canarana, teve 150 mil reais em produtos levados de sua fazenda no final de 2018.

Assaltante dos comércios em 2011 preso pela PC de Canarana