Prazo para eleitor regularizar título é até o dia 06 de maio

O prazo para regularização do título de eleitor vai até o dia 06 de maio. A situação regular é necessária para tornar apto o cidadão a votar nas eleições municipais de 04/10. Os procedimentos para regularizar o cadastro eleitoral são realizados no Cartório da 31º Zona Eleitoral de Mato Grosso, localizado em Canarana/MT. O atendimento é de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30min às 13h30min, horário local.

De acordo com o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o primeiro turno das eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, acontecerá no dia 4 de outubro e o segundo turno, em 25 de outubro, das 8h às 17h nos dois casos.
Para o eleitor votar nas eleições municipais de 2020, deve realizar ou regularizar seu cadastro eleitoral até 06 de maio. É possível consultar a situação eleitoral sem sair de casa, acessando o site do TSE: Situação eleitoral – consulta por nome ou título. No site, ao informar o nome completo e data de nascimento, aparece se a situação do cidadão está regular ou se possui pendência. Caso esteja irregular, o eleitor deve procurar o Cartório da 31º Zona Eleitoral de Mato Grosso, que abrange os eleitores dos municípios de Canarana e Ribeirão Cascalheira/MT.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos e para idosos com mais de 70 anos. As pessoas que possuem título eleitoral de outro município e que estão atualmente residindo em Canarana ou Ribeirão cascalheira, podem realizar a transferência no cartório eleitoral. O cadastramento de biometria é obrigatório. Para realizar demais procedimentos no TSE, segundo Iraci Salette de Vargas, chefe de cartório em substituição, “é necessário portar documento de identificação com foto e comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos três meses). Para o primeiro título de eleitor, homens maiores de 18 anos, devem portar comprovante de alistamento militar”.
O Cartório da 31º Zona Eleitoral de Mato Grosso funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30min às 13h30min. Para mais informações, o eleitor deverá dirigir-se até o cartório eleitoral ou entrar em contato pelo telefone: (66) 3478-1700.