Programa de capacitação de empresários para vendas ao setor público é lançado em Canarana

CANARANA – O poder público municipal, como prefeitura, secretarias e todas as demais autarquias, são os maiores compradores de um município. Contudo, o meio burocrático muitas vezes afasta o empresário local dos processos licitatórios. Foi para tentar resolver este impasse que a Prefeitura Municipal de Canarana e o Sebrae – MT firmaram uma parceria para capacitar os comerciantes de produtos e serviços do município.

Em evento realizado no último dia 19 de setembro (quinta-feira), na Câmara de Vereadores de Canarana, os objetivos da parceria e cronograma de capacitação foram apresentados para empresários locais. Uma palestra com o empresário e consultor sul-mato-grossense do ramo de calçados, Daniel Real, deu o tom do trabalho que será iniciado.

Pela parceria, por meio de uma contrapartida da Prefeitura e subsídio do Sebrae, serão fornecidas um total de 640 horas de consultoria para empresários que queiram se preparar e estarem aptos a vender para a administração pública municipal. Conforme afirma Zoander de Queiroz Silva, analista técnico do Sebrae, Canarana foi o primeiro município do Estado a fechar este modelo de parceria, sendo seguida por Gaúcha do Norte e Água Boa, com objetivo de promover o acesso ao conhecimento. “A grande vantagem do programa é permitir o acesso ao conhecimento por parte dessas empresas que ainda tem dúvidas sobre a transparência e o processo de licitação realizado pelos órgãos públicos”.

A consultoria e capacitação durará até dezembro de 2019. Num primeiro momento, conforme afirma Zoander, será ministrado um “curso dos conceitos iniciais de Como Participar de Licitações, paralelamente a um diagnóstico do cenário das empresas participantes”. Num segundo momento, será fornecida orientação para cadastramento dos empresários como fornecedores, passo a passo, seguindo de uma terceira etapa de “um curso de Como Participar de Pregões Eletrônicos e Presenciais com Base nas Atualizações da Lei”, esboça Zoander.

Para a secretária de Desenvolvimento Socioeconômico e Turístico de Canarana, Marilei Bier, a proposta vem de encontro com um política municipal de incentivar o comércio local. “O programa vem desmistificar a burocracia. Vem preparar o fornecedor para estar apto a fornecer seu produto ou serviço e de fato consolidar nossa economia. Tudo que a Prefeitura precisa gastar, que circule aqui também.”, concluiu Marilei. A consultoria é gratuita e os comerciantes interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento.