Projeto Cidade Limpa já possibilitou a aquisição de pelo menos 150 lixeiras em Canarana/MT.

O Projeto Cidade Limpa, iniciativa do Legislativo Municipal de Canarana/MT, já possibilitou, até o início de 2020, a aquisição de aproximadamente 150 lixeiras metálicas, para serem alocadas em espaços públicos do município.

O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de Canarana/MT em 05 de março de 2018 por unanimidade. Pelo projeto, o Município pode estabelecer parcerias com empresas privadas interessadas em financiar a implantação de lixeiras públicas, com direito a publicidade na parte superior delas. As lixeiras seguem uma padronização de cores e formatos, sendo que estão sendo instaladas pela pista de caminhada na entrada da cidade, na praça do avião, em frente aos comércios e em outros principais pontos administrativos da cidade, tendo como foco, incentivar a destinação correta do lixo, permitindo uma cidade mais limpa.

O projeto é de autoria dos vereadores Ederson Porsch (Soni) e Rafael Govari. O vereador Soni falou de como a surgiu a ideia para o projeto: “Víamos a necessidade da instalação de lixeiras. Às vezes as pessoas têm um pedaço de papel ou uma latinha na mão e não tem um local adequado pra jogar fora. Com a instalação de lixeiras, a gente espera diminuir o lixo jogado nas ruas”.

Em entrevista ao jornal O Pioneiro, Soni explicou ainda que, “a implantação das lixeiras pode ser feita por qualquer empresa da cidade, desde que siga os padrões apresentados no projeto de lei. Hoje existe uma empresa de fora. A prefeitura tem o contato dela e essa empresa faz as lixeiras, vende e instala. Existem alguns pontos disponíveis a serem escolhidos [pelo patrocinador] para colocar as lixeiras”.

Mário Fernando, representante da empresa Brasil Plac, que está comercializando as lixeiras, disse que até o momento a empresa já vendeu 150 lixeiras e a expectativa é que alcancem um total de 250 lixeiras vendidas e instaladas. Segundo ele, já instalaram cerca de 45 das 150 lixeiras adquiridas pelos patrocinadores. Houve uma pausa na instalação, devidos às festas de fim de ano. A empresa retornar a instalação das lixeiras a partir da próxima semana. De acordo com ele, “os planos mais vendidos são os com cinco ou dez lixeiras”.
Na empresa Brasil Plac, o preço unitário das lixeiras é normalmente R$899,00. Os maiores pacotes apresentam algumas vantagens, com descontos conforme a quantidade.

Coleta
Segundo Soni, sobre o recolhimento do lixo, “a empresa patrocinadora paga pela lixeira e escolhe o local onde será instalada. O recolhimento deveria ser de responsabilidade dela, é questão de entendimento. Mas se a empresa não ensacar e recolher o lixo, a Prefeitura recolherá”.