Rede de Sementes do Xingu e ISA promovem atividade no Dia Mundial do Meio Ambiente

CANARANA – No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), alunos com idade entre 10 a 14 anos, da escola Jesus Maria José, localizada em Canarana, farão um percurso de visitação junto com a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) e o Instituto Socioambiental (ISA).

A programação, que começa às 7h, conta com visita à uma área com solo degradado na cidade e outra à uma área reflorestada localizada no centro da cidade.“A ideia é mostrar as diferenças dos impactos causados por uma área sem vegetação e uma com árvores e como é possível reverter em alguns anos um ambiente para o outro”, explica Lara da Costa, engenheira florestal do ISA.

A área sem árvores escolhida para mostrar aos alunos será a do loteamento Alto do Cerrado e a reflorestada é uma área verde da prefeitura, reflorestada em 2010 por muvuca, mistura de sementes utilizada na restauração via plantio direto.

No final do roteiro, os participantes conhecerão também a Casa de Sementes e Viveiro Municipal de Canarana onde são armazenadas a maioria das sementes da ARSX. “Os alunos poderão ver a diversidade de sementes e como é realizado parte do nosso trabalho”, explica João Carlos Mendes, técnico de sementes da rede.