Setembro Amarelo – pit-stop sobre prevenção do suicídio é realizado em Canarana

 

 

CANARANA – Por iniciativa de servidores e pacientes do CAPS, a Secretaria Municipal de Saúde de Canarana realizou na última sexta-feira, 20, um pit-stop na avenida Rio Grande do Sul próximo à rotatória com a avenida Paraná, como forma de despertar na população a importância de se prevenir o suicídio. O pit-stop fez parte das ações da “Campanha Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio.

Foram distribuídos quase mil panfletos com orientações aos motoristas e pedestres que passavam pelo local. O evento contou com carro de som, balões amarelos e uma grande mobilização social com a participação de vários segmentos da sociedade, entre eles representantes do Lions, Leo, CTG, Aventureiros do Xingu, Desbravadores, Escoteiros, além de diversos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Administração Pública, representantes dos conselhos municipais e população em geral.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

As estratégias de prevenção do suicídio vão além das ações dos profissionais de saúde e só ganham maior potencial quando há um trabalho de sensibilização de toda a sociedade. Essas ações devem ser realizadas por meio de informações pertinentes que viabilizem a discussão, a quebra de tabus, preconceitos, medos e barreiras, com foco em uma rede vigilante que promova escuta e acolhimento ao outro.

CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail ou chat, 24 horas todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.