Sindicato Rural irá promover palestra com meteorologista Prof. Luis Molion

CANARANA – No próximo dia 09 de setembro (segunda-feira), às 19 horas no auditório do Sindicato Rural de Canarana, o meteorologista Luis Carlos Baldicero Molion irá palestrar sobre as perspectivas do clima para 2019 e 2020, dando um parecer sobre as tendências climáticas para a próxima década.

Luis Molion é Físico pela Universidade de São Paulo (USP), Doutor (Phd) em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin–Madison (Estados Unidos) e pós Doutor em Hidrologia de Florestas pelo Institute of Hydrology, Wallingford (Inglaterra). Fez carreira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Alagoas.

Molion, que já esteve em Canarana outras duas vezes, é um dos principais defensores brasileiros na teoria do Negacionismo Climático que, em resumo, nega o Aquecimento Global ou, em menor escala, nega que as emissões de gases na atmosfera pelos seres humanos sejam as causas da teoria do Aquecimento do Planeta. Entre os principais argumentos do Negacionismo está a falta de exatidão nas medições e falta de confiabilidade nos modelos climáticos que embasam as previsões climáticas atuais.

Por vezes criticado por parte da comunidade científica, o professor faz parte de uma corrente de pesquisadores que vem ganhando apoio nos últimos anos, sendo que usa modelos de análise climática diferentes dos comuns, levando a conclusões diferentes. Uma das principais ideias dos negacionistas é que a conservação ambiental não pode ser correlacionada com o aquecimento global, sendo necessário levar múltiplos fatores em consideração.

O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Canarana, que convida toda a classe produtora a se fazer presente.