Termina período que proíbe queimadas em zona rural em MT

O período proibitivo para queimadas de manejo e limpeza em zonas rurais termina nesta segunda-feira (30/10).  O Governo de Mato Grosso tinha decidido postergar o período proibitivo em face do baixo acúmulo de precipitação de chuvas em setembro. Porém, como as chuvas foram superiores aos 30 milímetros nos últimos 15 dias, o governo decidiu por retirar a proibição nesta segunda-feira (28/10).

Os dados especializados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) demonstram que o risco de fogo em grande parte do Estado era de baixo a mínimo. A decisão também altera o Decreto de 30 de agosto de 2019 que definia suspensão para emissão das autorizações de desmate até 30 de janeiro. Com a nova redação, o documento autorizativo volta a ser emitido pela Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, já no dia seguinte, terça-feira, 29 de outubro.

Todos os anos, Mato Grosso decreta período proibitivo de queimadas na zona rural. Durante o período de estiagem, que normalmente ocorre entre julho e setembro, não é permitida a queima controlada na zona rural. A medida visa evitar que o fogo se alastre atingindo áreas de vegetação nativa. Nas cidades, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.